Prefeitura faz 2.131 atendimentos no Complexo da Maré com o programa Favela com Dignidade

Essa é a 26ª ação comunitária conjunta em favelas e comunidades, totalizando 38.554 atendimentos diretos

Prefeitura faz 2.131 atendimentos no Complexo da Maré com o programa Favela com Dignidade

 A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou neste sábado (24/2) o programa Favela com Dignidade ao Complexo da Maré e registrou 2.131 atendimentos diretos. A ação conjunta foi realizada no Ciep Ministro Gustavo Capanema, na Vila dos Pinheiros, e teve a participação de diversas secretarias e órgãos públicos municipais e estaduais.

Entre os serviços mais procurados estavam os das secretarias de Assistência Social, que realizou 479 atendimentos para orientações e agendamento do Cadastro Único, e Saúde, que registrou  397 atendimentos para avaliação e atualização da caderneta infantil, adolescente e adulto, vacinação, testes rápidos e orientações. Já a equipe da Habitação recebeu 352 pessoas interessadas em se inscrever  para o programa Minha Casa, Minha Vida. O Detran e a Fundação Leão XIII contabilizaram, juntos, 317 atendimentos para isenção de taxas para a 1ª e 2ª via da carteira de identidade e para a 2ª via de certidões. Outra tenda que teve grande procura foi a da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, que atendeu 150 tutores para a aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos e agendamento de castração. 

As secretarias de Educação, Políticas e Promoção da Mulher, Pessoa com Deficiência e Ação Comunitária também prestaram atendimento à população sobre matrículas escolares e vagas em creches, dicas de cursos e oficinas para o público feminino, informações sobre direitos das pessoas com deficiência e serviços oferecidos pela prefeitura, além de orientações.  A Secretaria de Esportes incentivou a prática de exercícios físicos e promoveu uma aula de Zumba para os presentes.

A  Defesa Civil, o Procon Carioca e o Instituto Pereira Passos (IPP)  fizeram registros de demandas, divulgaram seus serviços e prestaram informações. A Comlurb, a Secretaria de Conservação  e a Rioluz entraram recentemente com novos serviços na região e continuam atuando em limpeza e tapa-buraco, além da implantação e manutenção de iluminação pública. Durante a ação, a Rioluz registrou novos pedidos de reforço de iluminação. A IPLANRio participou dando suporte de TI para os órgãos envolvidos.

- O Favela com Dignidade é uma iniciativa muito importante da Prefeitura, que leva mais dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa. Estamos trabalhando para beneficiar outras comunidades com essa ação conjunta. É muito satisfatório verificar o empenho e a felicidade dos  funcionários públicos que aqui estão, dando atenção, amor e carinho para essas pessoas que tanto necessitam - destacou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.

 O secretário de Habitação, Patrick Corrêa, reforçou a importância do evento.

- Várias secretarias compondo, levando o serviço público à população, atuando no centro da comunidade, seja segunda, terça, dia de semana ou fim de semana. Só no ano de 2023, cerca de 14 mil inscrições para o programa habitacional foram feitas.

 Eliete dos Santos, de 69 anos, que mora na comunidade Salsa e Merengue,  na Maré, com a neta e seu filho, saiu satisfeita por ter conseguido fazer a inscrição para o programa Minha Casa, Minha Vida.

- Sou aposentada, mas não aproveito essa fase da minha vida. O dinheiro vai quase todo pro pagamento do aluguel.  Meu sonho é ter um canto pra chamar de meu.

 Roberta Cristina, moradora da Vila dos Pinheiros, elogiou a ação.

- Aqui consegui resolver, de forma rápida e gratuita, a vacinação contra raiva na minha cadela, o agendamento da castração e a segunda via da minha carteira de identidade - disse.

 Antônia Lima, moradora da comunidade Vila do João, que faz parte do conjunto de favelas da Maré, foi em busca de atendimento para a filha Valentina, de 6 anos,  diagnosticada com autismo:

- Consegui agendar uma consulta para a minha filha, onde ela também terá acesso às  terapias de que necessita. Estou muito satisfeita - declarou.

 Maria da Glória Costa, mãe do menino João Miguel, de seis anos e moradora da Vila dos Pinheiros, contou que conseguiu matricular o filho em uma escola perto de casa.

- Eu não estava conseguindo vaga pra ele no primeiro ano. Agora já está tudo resolvido - comemorou.

 Programa visa facilitar o acesso aos serviços públicos

 O Favela com Dignidade tem por finalidade facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em locais com baixos Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores. Implantada em 2021, a iniciativa está em sua 26ª edição e já realizou 38.554 atendimentos diretos.

 

Fonte: Rosani Abreu/ Assessoria de Comunicação

Por Jornal da República em 24/02/2024
Aguarde..