Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Prefeitura do Rio promoveu nesta quarta-feira, dia 28/02, uma visita ao Palácio Tiradentes, no centro do Rio, com um grupo de moradores da comunidade Areia Branca, em Santa Cruz. A iniciativa faz parte do projeto Turistando com a Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária. A Secretaria já organizou 274 visitas guiadas a pontos de atração no Rio, beneficiando 5,4 mil moradores de 116 localidades com baixos índices de desenvolvimento social.
- O Turistando com a Comunidade assegura aos moradores de favelas e comunidades o acesso à cultura e lazer de qualidade, promovendo conhecimento, inclusão social e melhoria da qualidade, afirmou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.
Durante a visita guiada, que começou pelo salão de entrada, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do Palácio, que abrigou a Câmara dos Deputados, entre 1926 e 1960, e foi sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) até 2021. O grupo percorreu os corredores do Palácio, onde estão expostos painéis e obras de arte históricas. Durante o passeio, os participantes visitaram também ambientes históricos, como a biblioteca, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e suas galerias, onde aconteceram votações importantes da história do Brasil. A visita passou ainda pelo Salão Nobre do Palácio, onde até 1960 eram realizadas as cerimônias de posse de Presidentes do Brasil.
Uma das moradoras da comunidade Areia Branca, Cecília Toledo, participou da visitação e destacou a importância da garantia do direito à cidade para moradores de comunidades. "É uma oportunidade que a gente tem de conhecer melhor a história do nosso país e ver ao vivo e a cores tudo isso que está guardado no Rio de Janeiro”, ressaltou.
História do Palácio Tiradentes
O local onde está hoje o Palácio Tiradentes é um sítio histórico que guarda – desde os tempos do Brasil Colônia – grande parte da memória política nacional. O primeiro edifício foi construído ali em 1640 e abrigou os primeiros três vereadores eleitos. No andar de baixo ficava a cadeia da cidade que ficou conhecida como a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso durante três dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.
Em 1922, o prédio foi demolido para ser construído o grande palácio, cuja arquitetura, em estilo eclético, lembra o Grand Palais de Paris. O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 1926 e hoje está inserido no corredor cultural do Rio de Janeiro.
Fonte: Rosani Abreu - Assessoria
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!