Prefeitura realiza 1.358 atendimentos em Curicica com o programa Favela com Dignidade

Iniciativa já promoveu 30 ações comunitárias conjuntas, levando mais de 46 mil atendimentos diretos

Prefeitura realiza 1.358 atendimentos em Curicica com o programa Favela com Dignidade

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou o programa Favela com Dignidade a Curicica, na Zona Oeste, nesta quinta-feira, realizando 1.358 atendimentos diretos a moradores da região. Diversas secretarias e órgãos municipais participaram da ação conjunta na comunidade Vila União.

“O Favela com Dignidade leva serviços da Prefeitura a pessoas mais vulneráveis, com o objetivo de atender às suas necessidades perto de casa, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Acreditamos que, com essa iniciativa, podemos fazer a diferença na vida daqueles que, muitas vezes, não têm oportunidades,” ressaltou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

Além dos serviços oferecidos na ação conjunta, a Prefeitura já iniciou intervenções para melhorar a qualidade de vida na região. Entre as melhorias estão a substituição do sistema tradicional de iluminação por LED, operação caça-fios para a retirada de fios soltos e sem uso, desobstrução de ramais de drenagem, limpeza geral nas ruas, troca de caçambas de lixo e revitalização da sinalização horizontal e vertical. Esses trabalhos estão sendo realizados pela Rioluz, Secretaria Municipal de Conservação, Comlurb e CET-Rio.

A equipe da Secretaria de Saúde realizou vacinas contra influenza, hepatite B e tétano, além de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. Também foram oferecidas orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa, além de informações sobre o fluxo do Sisreg. Profissionais da Saúde alertaram sobre os malefícios do tabagismo e deram dicas sobre saúde bucal.

A Secretaria de Habitação cadastrou interessados no programa Minha Casa, Minha Vida, e a Secretaria de Assistência Social prestou atendimento social e orientações sobre o CadÚnico e os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

A Secretaria de Educação forneceu informações sobre vagas na rede municipal para 2025 e sobre o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). Já a Secretaria de Cultura realizou cadastramentos para oficinas oferecidas pela pasta. A Secretaria da Juventude promoveu uma oficina prática de pilotagem de drone e deu informações sobre cursos disponíveis nos Espaços da Juventude, como Operador de Drone, DJ, Robótica, Design de Games e Mídias Sociais.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência orientou sobre os direitos das pessoas com deficiência, falou sobre benefícios e divulgou os serviços dos Centros Municipais da Pessoa com Deficiência. A Secretaria de Transportes informou sobre a substituição do Riocard pelo Jaé a partir de 1º de fevereiro de 2025 e explicou como obter o cartão de estacionamento para idosos e o cartão de identificação de veículo para pessoas com deficiência.

O Procon Carioca orientou o público sobre problemas de consumo e realizou registros de reclamações, além de conceder isenção para a segunda via de certidões. A Secretaria de Política para as Mulheres ofereceu orientações sobre cursos de capacitação e atendimento a mulheres em situação de violência doméstica. Já a secretaria de Esportes ofereceu exercícios de treinamento funcional e zumba. 

A Defesa Civil forneceu informações sobre prevenção de acidentes e moradias seguras, enquanto a Fundação Parques e Jardins distribuiu mudas de plantas e ensinou cuidados para manutenção. A CET-Rio distribuiu materiais educativos sobre normas de trânsito para pedestres, motoristas e motociclistas, e a IplanRio forneceu suporte de TI aos órgãos participantes.

Implantado em 2021, o Favela com Dignidade já promoveu 30 ações comunitárias conjuntas, com mais de 46 mil atendimentos diretos.

 

Por Jornal da República em 01/11/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Recém-criada Casa dos Direitos Humanos terá mutirão para migrantes e refugiados
23 de Fevereiro de 2022

Recém-criada Casa dos Direitos Humanos terá mutirão para migrantes e refugiados

Mêntore Bank apresenta benefícios dos bancos digitais na gestão de folhas de pagamentos em Fórum da América Latina
03 de Julho de 2023

Mêntore Bank apresenta benefícios dos bancos digitais na gestão de folhas de pagamentos em Fórum da América Latina

Entorno do Maracanã terá interdições para jogo do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro
14 de Abril de 2023

Entorno do Maracanã terá interdições para jogo do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro

Embratur e trade do turismo discutem agenda positiva para o setor
31 de Janeiro de 2023

Embratur e trade do turismo discutem agenda positiva para o setor

Aguarde..