Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A 4ª edição do Prêmio Fenig Destaque foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração. A premiação, que tem como objetivo valorizar artistas e coletivos que se destacaram em áreas como cultura, educação, economia e ação social, entregou 32 troféus em 12 categorias. Destas, 11 foram definidas por meio de votação popular, que mobilizou 8.329 votos. O evento é promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).
O prefeito Dudu Reina esteve presente na cerimônia e destacou a relevância do trabalho realizado por artistas de diversas regiões da cidade, ressaltando como suas iniciativas fortalecem a identidade cultural de Nova Iguaçu.
“Durante a premiação, pude observar a presença de representantes da Lagoinha, Tinguá, Morro Agudo... A cidade passou pelo palco. Parabenizo a Fenig por dar voz a essas comunidades. Um prêmio como esse ajuda a criar o sentimento de pertencimento à cidade”, afirmou o prefeito.
O presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, enfatizou a importância de projetar Nova Iguaçu para além de suas fronteiras e reconhecer os talentos locais.
“Todos vocês, premiados e também todos que participaram e votaram, fazem parte da construção da nossa cidade. Esse prêmio ajuda a reconhecer e valorizar nossos talentos e boas ações para além do nosso território”, afirmou Miguel Ribeiro.
A categoria honorífica Laranja da Terra foi concedida ao professor, rapper e produtor cultural e social Flávio Eduardo da Silva Assis, conhecido como Dudu de Morro Agudo, um dos pioneiros do hip hop na Baixada Fluminense. Com mais de 30 anos de trajetória, ele destacou a importância de iniciativas culturais para o desenvolvimento das comunidades.
“Lutamos por qualidade de vida no bairro em que vivemos e torcemos para que o nosso trabalho sirva de inspiração para que outros jovens de outras periferias também cuidem dos seus territórios”, disse Dudu de Morro Agudo ao receber o prêmio.
Com quase cinco décadas de história, a Fenig se prepara para celebrar seus 50 anos em janeiro de 2026. Como parte das comemorações, o evento marcou o lançamento de um selo comemorativo e anunciou uma exposição que será aberta nos próximos meses, em preparação para o Jubileu de Ouro da instituição.
A lista completa dos vencedores de cada categoria está disponível no link: Diário Oficial de Nova Iguaçu.
Fonte: PMNI
Por Jéssica Porto
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!