Presença de profissional da saúde em eventos esportivos de pequeno porte poderá ser obrigatória

De acordo com a proposta, o especialista deverá estar à disposição durante toda a competição

Presença de profissional da saúde em eventos esportivos de pequeno porte poderá ser obrigatória

De autoria do deputado estadual Thiago Rangel (PMB), o Projeto de Lei Nº 3580/2024 estabelece a obrigatoriedade da presença de pelo menos um técnico de enfermagem em competições desportivas de pequeno porte realizadas por ligas de esportes no estado do Rio. 

Segundo justifica o autor do PL, a prática de atividades esportivas, especialmente aquelas que envolvem um esforço físico intenso, pode acarretar riscos à saúde dos participantes, o que independe do porte do evento, e por isso, a presença de um técnico é fundamental. “Essa é uma medida preventiva para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes”, considerou o parlamentar. 

O Projeto determina que o profissional deverá ser devidamente habilitado, capacitado para realizar os primeiros socorros e inscrito no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). De acordo com Rangel, a medida garante a tranquilidade dos atletas, espectadores e organizadores. “A presença de um técnico irá contribuir para uma abordagem rápida e eficaz em casos de acidentes ou mal súbito, evitando complicações e garantindo um atendimento adequado”, pontuou. 

Em andamento na Alerj, o PL será votado pelas Comissões responsáveis antes de ir a Plenário.

Por Jornal da República em 19/08/2024
Aguarde..