Presidente da ANDES recomenda presença dos juízes nas Varas sociais em audiência pública do CNJ

Des. Marcelo Buhatem participa de audiência pública Presença do juiz nas chamadas Varas sociais (família, custódia, réus presos, etc).

Na audiência pública do CNJ o Des. Marcelo Buhatem pontuou sobre o voto padrão 'acompanho o relator', que aumentou exponencialmente, o que não significa necessariamente alta produtividade, pois talvez seja mesmo uma aceleração da banalização dos julgamentos coletivos.

Recomendou a presença do juiz nas chamadas Varas sociais (família, custódia, réus presos, etc), bem como nas comarcas pequenas com até 100 mil habitantes e aquelas de difícil acesso (AM).

Pontuou, também, que a tal economia conquistada com o trabalho virtual dos juízos e tribunais, não significa uma Democracia mais robusta, quanto deve custar a Democracia de uma Nação, pois há muitos advogados que não possuem meios para ter acesso de qualidade à Justiça Virtual, etc.

Enfim, para o Presidente da ANDES, talvez seja recomendável somar o melhor dos dois sistemas - o novo 'normal' e o 'normal' anterior, porque 'o Poder tem que se fazer presente, não apenas virtual'.

Quanto o aumento da produtividade, ele lembrou que, durante o afastamento social, com o "fica em casa" , e o fechamento do comércio, bares, restaurantes, Shoppings, cinemas, teatros etc só restava a opção de trabalhar em casa.

DA REDAÇÃO, Fonte: Conselho Nacional de Justiça 

Por Jornal da República em 28/10/2021
Aguarde..