Presidente da OAB aponta improbidade de Bolsonaro e cobra TSE: ‘Tem de agir além do Twitter’

Felipe Santa Cruz disse que Bolsonaro “vem colecionando ataques e posturas que se enquadram tanto na questão de crime de responsabilidade, como em crimes comuns que deveriam ser encaminhados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal”

Presidente da OAB aponta improbidade de Bolsonaro e cobra TSE: ‘Tem de agir além do Twitter’

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que Jair Bolsonaro pode ter cometido o crime de improbidade administrativa ao usar uma estrutura pública para lançar suspeitas infundadas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Segundo Santa Cruz, a OAB deve acionar a Justiça contra o presidente da República. Em entrevista à Folha de S.Paulo, ele disse ainda que Bolsonaro “vem colecionando ataques e posturas que se enquadram tanto na questão de crime de responsabilidade, como em crimes comuns que deveriam ser encaminhados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal”.

“Indício claro [de improbidade], porque não há qualquer razão lógica para a utilização dos meios de comunicação públicos para aquele exercício tresloucado das próprias razões. Há muito o presidente ofende a dignidade do cargo, o que se espera da postura de um presidente da República, o que está na Lei de Crime de Responsabilidade. Também existe a permanente conduta de afronta entre Poderes, o que se enquadra como possível crime de responsabilidade”, declarou Santa Cruz.

Para o presidente da OAB, a insistência de Bolsonaro em atacar as urnas eletrônicas “nada mais é do que uma tentativa dele de lá na frente gerar um quadro de ruptura diante de uma possível derrota eleitoral”.

Por caber ao TSE a defesa do sistema eleitoral brasileiro, o tribunal “precisa começar a agir para além das notas e declarações de Twitter”, segundo o advogado. “A sociedade brasileira e as instituições precisam colocar um freio, uma linha limite atuação do Jair Bolsonaro ou nós vamos assistir a uma tentativa de golpe”.

Por Jornal da República em 31/07/2021
Aguarde..