Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Renata Mansur, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio de Janeiro, disse que "direitos humanos são para humanos direitos" em reunião da OAB-RJ. A Comissão de Direitos Humanos da entidade repudiou a fala.
O que aconteceu
Presidente do TJD-RJ disse que "direitos humanos são para humanos direitos". Renata Mansur, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio de Janeiro afirmou que "se sentia envergonhada por declarações da Comissão de Direitos Humanos da OAB" e que considera que "direitos humanos são para humanos direitos".
Eu costumo dizer que Direitos Humanos é para humano direito. Quando eu ouço determinadas falas da OAB, e eu vou falar em nome da OAB, em especial da Comissão de Direitos Humanos, eu me sinto envergonhada. A gente tem que ter um olhar para humano direito. Os policiais é que são os humanos direitos desse contexto.Renata Mansur, presidente do TJD-RJ
Comissão de Direitos Humanos da OAB repudiou declaração. Em nota, a comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ escreveu que "Não há saída para os impasses da segurança pública afastada da sua compreensão como um direito fundamental do cidadão, ou seja, como um direito humano dos mais basilares".
Vídeo original foi apagado. A fala ocorreu durante um encontro da OAB, e tinha como tema "Operações Policiais - A violência que a polícia enfrenta nas áreas conflagradas e suas dificuldades". Quando terminou, Mansur foi aplaudida por seus colegas. O vídeo original foi tirado do ar pela Escola Superior de Advocacia da Barra da Tijuca.
Mansur já foi indiciada por estelionato e associação criminosa. Renata Mansur já foi indiciada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por suposto envolvimento de uso de documentos falsos para desviar uma herança milionária.
Renata Mansur diz que "o vídeo que circula está fora de contexto". "Na verdade, a fala foi no contexto onde reafirmo que direitos humanos são para TODOS. O vídeo que circula está fora de contexto. Está circulando apenas um trecho da minha fala, sem as pessoas terem assistido todo o evento para entenderem o contexto", afirmou.
A minha fala ocorreu em um evento na OAB, subseção Barra da Tijuca, onde assistimos o delegado, coordenador da CORE, apresentar uma palestra sobre segurança pública e, ao falar, reafirmei o meu posicionamento de sempre ao longo da minha carreira: 'de que Direitos humanos são para todos', inclusive para os policiais. Para todos os membros da sociedade. Eu quis dizer que os direitos humanos devem ser utilizados para o Direito, para atingir o direito fundamental correto, que todo cidadão espera e almeja.
Estão desvirtuando o meu posicionamento.Renata Mansur, presidente do TJD-RJ
Com informações UOL
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!