Presidente do TJRJ é homenageado com Colar do Mérito do Ministério Público e Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil

2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães também recebeu o Colar do Mérito do MP

Presidente do TJRJ é homenageado com Colar do Mérito do Ministério Público e Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, foi agraciado nesta sexta-feira (15/12) com o Colar do Mérito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em sessão comemorativa do Dia Nacional do MP.  Na quarta-feira (13/12), o desembargador foi condecorado com Medalha Mérito Tamandaré, anualmente entregue pela Marinha do Brasil para autoridades e personalidades civis e militares em comemoração ao Dia do Marinheiro.

A solenidade de entrega do Colar do Mérito do Ministério Público foi realizada pela manhã na sede do MP, no Centro do Rio. O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo recebeu a condecoração das mãos do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Outras 19 autoridades do Judiciário nacional e comandantes militares também receberam a honraria. Com o presidente, também foi homenageada com o Colar do Mérito a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães. 

Luciano Mattos destacou o significado da comenda como forma de reconhecimento do trabalho das pessoas em prol do Ministério Público, do Estado do Rio de Janeiro e do país. Os agraciados são indicados em sessão do Órgão Especial do MP. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi o primeiro a receber a premiação. Os 34 anos de dedicação da magistratura foram destacados na apresentação do homenageado, com relevância para os cargos exercidos no Tribunal. Antes da sua eleição para ocupar a Presidência, o desembargador Ricardo Cardozo foi professor de diversas instituições de ensino, diretor-geral da Emerj e corregedor-geral da Justiça. 

O trabalho da desembargadora Suely Lopes na proteção das mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar foi um dos pontos enumerados na sua homenagem, com destaque para a criação da Sala Lilás e do projeto Maria da Penha. 

Os homenageados com o Colar ao Mérito do MP foram o ministro do STJ Messoud Azulay Neto, o secretário-geral da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Machado Vazquez, o comandante militar do Leste, general do Exército André Luis Novaes Miranda, os conselheiros nacionais do MP Ângelo Fabiano Farias da Costa e Moacyr Rey Filho, o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, o procurador –geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, a procuradora de Justiça do Rio de Janeiro, Márcia Rodrigues de Oliveira Piñeiro, a procuradora de Justiça, Ana Cristina Lesqueves Barra, os promotores de Justiça David Francisco de Faria, Eduardo Rodrigues Campos, Adriana Lucas Medeiros e o procurador-geral de Justiça Militar, Antonio Pereira Duarte. O presidente do Congresso Nacional e do Senado, senador Rodrigo Pacheco, o conselheiro nacional do Ministério Público, Jaime de Cassio Miranda, e o procurador-geral de São Paulo, Jaime de Cassio Miranda, também foram agraciados com o Colar do Mérito, mas compromissos impediram o comparecimento dos homenageados. 

Na solenidade, servidores do Ministério Público receberam a medalha Annibal Frederico Mendes. Aos autores de trabalhos. 

Homenagem à bordo Navio-Aeródromo  Multipropósito Atlântico (NAM)

Na quarta-feira, Dia do Marinheiro, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré, anualmente entregue pela Marinha do Brasil para autoridades e personalidades civis e militares em comemoração ao Dia do Marinheiro. A cerimônia aconteceu a bordo do Navio-Aeródromo  Multipropósito Atlântico (NAM), atracado na Base Naval da Ilha das Cobras, no Centro do Rio, especialmente para o evento. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva participou da solenidade, junto com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. 

Por Jornal da República em 16/12/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Juíza eleitoral do Paraná responderá no CNJ por postagens em redes sociais
12 de Maio de 2022

Juíza eleitoral do Paraná responderá no CNJ por postagens em redes sociais

Documentário vai contar história da juíza Patrícia Acioli, executada há 11 anos por policiais militares em Niterói
11 de Agosto de 2022

Documentário vai contar história da juíza Patrícia Acioli, executada há 11 anos por policiais militares em Niterói

PF prende cacique bolsonarista foragido que ameaçou ministro Alexandre de Moraes
23 de Dezembro de 2024

PF prende cacique bolsonarista foragido que ameaçou ministro Alexandre de Moraes

Atirador de escola no Paraná é encontrado morto em sua cela na cadeia
22 de Junho de 2023

Atirador de escola no Paraná é encontrado morto em sua cela na cadeia

Aguarde..