Privatizada, Refinaria Mataripe aumenta preços de gasolina e diesel mais do que Petrobras

Privatizada, Refinaria Mataripe aumenta preços de gasolina e diesel mais do que Petrobras

Somente em janeiro, a Acelen aumentou três vezes os preços dos combustíveis produzidos pela Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, que desde dezembro está sendo operada pela empresa do grupo Mubadala, fundo de investimentos dos Emirados Árabes que comprou a unidade da Petrobras. Após a privatização, a nova proprietária da refinaria, vem praticando reajustes acima dos anunciados pela estatal, além de causar desabastecimentos frequentes no estado da Bahia e demais regiões do Nordeste.

A Acelen já aumentou em 7,40% o preço da gasolina tipo A produzida na refinaria baiana, um valor muito acima do reajuste de 1,85% feito pela Petrobras no mesmo período. “Já o preço do diesel tipo S10, menos poluente, subiu 11,72% em postos de venda da Acelen em menos de dois meses. O diesel S500 aumentou 9,72%. Por sua vez, a Petrobras reajustou os dois combustíveis em 7,93% e 8%, respectivamente, no mesmo período”, destaca reportagem do Jornal Brasil de Fato.

Leia a íntegra:

O preço da gasolina e do diesel produzidos na antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em São Francisco do Conde (BA), subiu mais do que os vendidos pela Petrobras desde que a estatal transferiu a administração da planta de produção de combustíveis a uma empresa privada, a Acelen, em 1º de dezembro do ano passado.

De lá para cá, o preço da gasolina tipo A produzida na Rlam, hoje chamada de Refinaria Mataripe, subiu 7,40%. Neste mesmo período, a mesma gasolina vendida para as distribuidoras pela Petrobras subiu 1,85%.

Já o preço do diesel tipo S10, menos poluente, subiu 11,72% em postos de venda da Acelen em menos de dois meses. O diesel S500 aumentou 9,72%.

Por sua vez, a Petrobras reajustou os dois combustíveis em 7,93% e 8%, respectivamente, no mesmo período.

Por Jornal da República em 28/01/2022
Aguarde..