Procon Carioca faz 10 anos e prefeitura celebra convênio com universidades

Procon Carioca faz 10 anos e prefeitura celebra convênio com universidades

O prefeito Eduardo Paes, o secretário especial de Cidadania, Renato Moura, e o diretor executivo do Procon Carioca (Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), Igor Costa, participaram, nesta terça-feira (19/10), da cerimônia de celebração dos dez anos do órgão, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e as universidades Simonsen, em Padre Miguel, na Zona Oeste, e Cândido Mendes, em Ipanema, na Zona Sul, para ampliar a capacidade de atendimento à população.

A parceria permitirá que técnicos do Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania, capacitem alunos do curso de direito das instituições. Dessa maneira, eles poderão atender a população nos núcleos de práticas jurídicas dos campus universitários.

 “É um orgulho e uma alegria estar de novo como prefeito comemorando os 10 anos de uma instituição que, tenho certeza, daqui a alguns anos será centenária. Porque essas relações com o consumidor são cada vez mais consolidadas e representam o exercício pleno da cidadania. Que esse trabalho do Procon Carioca possa servir de exemplo para todo o Brasil, mostrando que é possível ter essa relação com o consumidor de forma salutar”, afirmou Paes, que em seu primeiro mandato como prefeito criou o Procon Carioca.

 O secretário especial de Cidadania, Renato Moura, ressaltou a importância de os consumidores terem cada vez mais acesso aos serviços do Procon Carioca. Uma forma de garantirem a defesa de seus direitos e evitar que conflitos virem ações judiciais.

 “A população carioca tem um serviço de atendimento 24 horas, sete dias por semana e 365 dias no ano. Nesses 10 anos de Procon Carioca, mais de um milhão de atendimentos foram realizados. Nossos servidores estão sempre disponíveis através das plataformas digitais, atendimentos itinerantes e mutirões”, disse o secretário.

 Durante o evento, o diretor executivo do Procon Carioca falou sobre a relevância da assinatura do termo de cooperação para a ampliação da capacidade de atendimento. E destacou a necessidade de o serviço do órgão estar cada vez mais acessível aos cariocas.

 “Estamos criando postos avançados numa parceria com instituições de ensino superior e vamos ter dentro dessas universidades pontos fixos do Procon Carioca para conseguir atender, efetivamente, a todos os cariocas.  É importante registrar que prestamos um serviço para mais de seis milhões de potenciais consumidores da cidade do Rio”, afirmou Igor Costa.

Mais de um milhão de atendimentos
Desde que foi criado, há 10 anos, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Procon Carioca. Neste tempo, o índice médio de questões resolvidas é de 80%. A atuação do órgão na busca por solução de conflitos junto a empresas pretende evitar processos judiciais, mais lentos e dispendiosos. Entre as principais demandas estão as relacionadas a concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, além de atrasos de entregas e propagandas enganosas.

 “O Procon Carioca é um serviço importante para a população. É muito gratificante fazer parte desde o início, poder ajudar as pessoas, é um serviço que muda a vida das pessoas. O direito do consumidor é um direito do dia a dia”, declarou Renata Ruback, assessora chefe do Procon Carioca, que foi homenageada na cerimônia em nome de todos os servidores do órgão.

 O Procon Carioca atua por meio de plataformas digitais, atendimentos itinerantes e mutirões. Em caso de dúvidas ou reclamações, o cidadão deve entrar em contato pelo site www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca, pela plataforma digital www.consumidor.gov.br ou por um dos canais de atendimento da Central 1746.

Por Jornal da República em 19/10/2021
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