Procon Estadual realiza grande mutirão de negociação de dívidas em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor

Procon do Estado do Rio de Janeiro lança programa RENEGOCIA! para ajudar na negociação geral de dívidas de consumidores (Divulgação)

Procon Estadual realiza grande mutirão de negociação de dívidas em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor

Dívidas com bancos, concessionárias de serviços públicos e com o setor de telecomunicações poderão ser negociadas

O Procon do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon, participará do RENEGOCIA!, mutirão de negociação de dívidas, que será realizado entre os dias 24 de julho e 11 de agosto de 2023, por meio dos membros do sistema nacional de defesa do consumidor, em todo Brasil.

A Senacon lançou o mutirão RENEGOCIA!, unindo esforços com o Programa Desenrola Brasil para a negociação geral de dívidas de consumidores endividados e superendividados, com base no Código de Defesa do Consumidor.

Este mutirão destina-se aos consumidores em situação de endividamento, com necessidade de negociar suas dívidas existentes, como forma de prevenção ao superendividamento. Poderão ser negociadas dívidas com bancos e concessionárias de serviço público de água, gás, energia elétrica, e do setor de telecomunicações.

O mutirão de negociação de dívidas será realizado na sede do Procon-RJ: Avenida Rio Branco, 25, 5° andar, no Centro, com distribuição de senhas entre 10h e 14h. Os atendimentos identificados como situação de superendividamento serão encaminhados para tratamento junto ao Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon/RJ.

- O Procon Estadual vem realizando constantemente mutirões de renegociação de dívidas, e foi o primeiro a criar o Núcleo de Atendimento aos superendividados. Porém, trata-se de um problema nacional, com mais 70 milhões de negativados no Brasil, e a autarquia não poderia deixar de apoiar a Senacon nessas ações do RENEGOCIA e ‘Desenrola Brasil’, ajudando o consumidor a resolver suas pendências financeiras e a retornar ao mercado de consumo – explica o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho. 

Os órgãos de defesa do consumidor que aderirem ao mutirão RENEGOCIA! deverão, após o evento, enviar à Senacon relatórios para controle do número de atendimentos realizados, valores das dívidas registradas, ranking dos credores identificados e ranking dos credores com maior índice de negociação.

Por Jornal da República em 19/07/2023
Aguarde..