Procon-RJ lança guia para orientar turistas com informações baseadas no Código de Defesa do Consumidor

O guia, disponível em três idiomas, também está sendo distribuído na sua forma impressa nos principais acessos de turistas no estado (Divulgação)

Procon-RJ lança guia para orientar turistas com informações baseadas no Código de Defesa do Consumidor

Dicas sobre os meios de transporte, hospedagem, bares, restaurantes e serviços foram listadas nas instruções distribuídas aos visitantes

O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) preparou um guia direcionado aos turistas nacionais e estrangeiros com dicas e informações importantes baseadas no Código de Defesa do Consumidor. O objetivo é que o visitante tenha uma experiência agradável durante sua passagem pelo estado. 

Instruções sobre formas de pagamentos dos transportes públicos e privados, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos ou de ônibus, além de dicas sobre hospedagem, restaurantes e até a necessidade de observar o valor digitado na máquina de cartão na hora de efetuar um pagamento constam neste manual. O guia está disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, podendo ser acessado nas redes sociais e no site da autarquia.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, salienta que o objetivo é proteger, orientar e acolher os visitantes, que tanto contribuem para a economia do estado.

- Nesse ano, só na temporada de cruzeiros a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá e a CVC Brasil. Por isso, é muito importante garantir que eles tenham uma experiência segura e de qualidade. Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos. É importante que o fornecedor entenda que o consumidor bem atendido e respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, tem maior chance de retornar ao nosso estado e ainda recomendar o Rio como um bom destino de viagem - aponta Cássio Coelho.

Além disso, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro, e de grandes eventos: o ProconTur.  O grupo, criado no início da atual gestão do Procon-RJ, estará durante essa alta temporada atendendo às reclamações desse público através dos telefones (21) 99371 9647 e (21) 99332 8289, ou pelo e-mail procontur@procon.rj.gov.br, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos dias de Carnaval, haverá um plantão especial.

De acordo com Coelho, o objetivo do ProconTur é dar maior rapidez na solução dos problemas consumeristas que possam surgir durante a visita ao estado.

- Estes consumidores estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos e problemas solucionados dentro de um prazo diferenciado, tornando assim a experiência de conhecer o Rio muito mais agradável e garantindo que esses turistas retornem mais vezes - ressaltou o presidente do Procon-RJ.

O guia para os turistas pode ser acessado através do link  https://bit.ly/Guia_para_o_consumidor_turista_ProconRJ, sendo também distribuído na sua forma impressa nos principais acessos de turistas no estado.

Da Editoria Última Hora / Ascom / Imagem: Redes

 

 

 

Por Jornal da República em 24/01/2023
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