Professoras da rede municipal de São João de Meriti participam do Congresso Anual da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC)*

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação, representada pela Coordenadoria de Educação Especial Inclusiva, participou do XX Congresso Anual da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC). A equipe apresentou o projeto “A Importância da Intervenção Precoce no Acompanhamento Pedagógico, Multiprofissional e Apoio às Famílias das Crianças afetadas pela Síndrome Congênita do Vírus Zika e sua chegada à Educação Infantil”. O evento ocorreu em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte.

Professoras da rede municipal de São João de Meriti participam do Congresso Anual da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC)*

Na oportunidade, as professoras Elilze Lessa e Márcia Reis apresentaram o trabalho realizado no Centro de Atendimento Educacional Especializado, em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, na implantação do Polo de PC/Microcefalia, em 2017, a partir do projeto piloto: “Programa Juntos” em que lactantes foram convidadas a participar do programa “Conhecendo a paralisia cerebral no contexto da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCVZ). Elas frequentaram uma série de 10 sessões de grupo, mediadas por especialistas locais, com familiares, para orientação, apoio e aconselhamento. A participação foi de 10 famílias de crianças com SCVZ.

Como resultado, a Secretaria Municipal de Educação obteve um protocolo de atendimento aprovado pelo Instituto Fernandes Figueira e a inclusão educacional das crianças. Nos anos de 2017 a 2019, seis delas foram incluídas nas creches públicas e foi ampliado o atendimento para paralisados cerebrais sem microcefalia. Neste ano, do total de 29 crianças registradas com microcefalia no município, nos dados da Secretaria Municipal de Saúde, nove permanecem e estão matriculadas em nossa rede municipal de ensino, três mudaram de município e 17 não estão na rede municipal. As crianças que iniciaram o processo de estimulação em 2018 na creche estão chegando à Educação Infantil com motricidade, comunicação, oralidade e aspectos cognitivos com a intervenção precoce.

Por Falando de Baixada Fluminense em 08/10/2022
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