Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Cento e trinta mulheres, de diferentes polos do Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, serão homenageadas em uma formatura oficial dos cursos de capacitação ofertados pelo Estado. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (3), na OAB Caxias, já que na Baixada Fluminense está concentrado o maior número de alunas. Os cursos incluem aulas de beleza e panificação, e garantem às mulheres a oportunidade de se capacitarem quebrando o ciclo da violência doméstica ao diminuir a dependência financeira. E o chamado empoderamento feminino.
O grupo de formandas é composto por 130 mulheres de diferentes regiões do estado que desejam entrar ou retornar ao mercado de trabalho, incluindo aquelas que são dependentes financeiramente de seus parceiros e/ou vítimas de violência doméstica. Leila Fernandes é uma delas.
Mãe de dois filhos e casada por vinte e cinco anos, a aluna conta que viveu episódios de violência patrimonial em seu casamento, mas graças ao apoio recebido pelo Estado conseguiu dar a volta por cima.
"Do dia para a noite, meu companheiro anunciou o término do relacionamento. Passei por muitas situações de humilhação, eu não tinha dinheiro para comprar um pão", lembrou Leila. "Descobri o trabalho do CEAM, da Casa da Mulher e fui encaminhada para o Empoderadas, onde tive contato com psicólogos, advogados e assistentes sociais que me deram todo suporte. Comecei também a fazer aulas dos cursos profissionalizantes e no Carnaval já ganhei meu próprio dinheiro com maquiagem. Sinto que saí do fundo do poço e agora tenho uma nova perspectiva de vida", celebrou.
Gabriela Souza Ferreira, de 26 anos, é outra formanda dos cursos profissionalizantes do Empoderadas. Ela conta que está desempregada mas já sonha em voltar ao mercado de trabalho.
“Trabalhava como maquiadora, mas precisei vender toda a minha maquiagem para poder colaborar com os gastos onde moro. Tenho uma filha de três anos e vivo de favor. Fiz um dos cursos profissionalizantes e gratuitos oferecidos pelo Programa Empoderadas, o de unhas de acrigel. O meu desejo é conseguir uma oportunidade em um salão de beleza mas, enquanto isso, vou começar atendendo na casa das clientes. Esse diploma vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho e voltar a ter o meu espaço”, disse Gabriela.
Para Érica Paes, superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Governo do Estado e fundadora do Programa Empoderadas, iniciativas como essa tem o objetivo de promover a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho e romper o ciclo de violência. “Mulheres presas em relacionamentos abusivos ou em situações de exploração estarão presentes na cerimônia de formatura. Além do diploma, elas ganharão a possibilidade de retomada do controle de suas vidas”, destacou Erica. “O processo de capacitação profissional é fundamental para que mulheres vítimas consigam se desvencilhar de seus agressores", acrescentou.
Ao longo dos últimos quatro anos, mais de 3 mil mulheres foram capacitadas para voltar ao mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Empoderadas, que oferece ao longo do ano, cursos profissionalizantes gratuitos com capacitações em diferentes ramos do mercado, como de maquiagem, trança, sobrancelha, barbearia, panificação, bijuteria, acrigel, manicure, fuxico, costura à mão, crochê e ponto cruz.
A programação de maio já está fechada e inclui cursos de beleza, em Curicica, e cuidado de idosos, em Duque de Caxias, as aulas terão duração de 09 horas e 180 horas.
Confira os locais e datas dos Cursos Profissionalizantes
Curicica
Curso: Design de Sobrancelhas
Endereço: Rua Itaguage, 94.
Datas: 06, 08 e 13 de maio
Horário: 17h
Duque de Caxias
Curso: Cuidador de idosos
Endereço: Av Perimetral Curupaiti nº 313-370, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.
Datas: 03, 08, 15, 22 e 29 de maio.
Horário: 08h
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!