Projeções apontam vitória do Partido Socialista em Portugal

Projeções apontam vitória do Partido Socialista em Portugal

Projeções de boca de urna apontaram para a vitória do Partido Socialista (PS), do primeiro-ministro António Costa, nas eleições gerais que escolheram a nova constituição do Parlamento de Portugal neste domingo (30/01).

Segundo pesquisas divulgadas pela imprensa portuguesa, o PS lidera com variação entre 37% e 42% dos votos. Se confirmado este resultado, a legenda deve seguir como o maior partido parlamentar, tendo margem para atingir a maioria absoluta dentro do Parlamento (116 deputados).

De acordo com a projeção da TV SIC, com a porcentagem do PS, a legenda consegue eleger entre 106 e 118 deputados. Já o Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, surge em segundo, com 26,9% a 30,9%.

Ainda conforme a TV SIC, a Iniciativa Liberal (IL) angariou o terceiro lugar, podendo obter 15 parlamentares. As pesquisas de outros veículos, como da RTP, também apontam para uma vitória do partido de Costa. No entanto, segundo o jornal Público, com 7,23%, o partido Chega, de extrema direita, ficou em terceiro lugar, enquanto o Bloco de Esquerda (BE) conquistou o quarto, com 3,99%.

Para o site Abril Abril, confirmando a maioria do PS, a legenda poderá fazer algumas opções, como formar uma nova coalizão progressista, propondo mudanças sociais e econômicas, ou um possível acordo com o PSD.

Em entrevista, a professora de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Teresa Cravo falou sobre a possibilidade de uma "geringonça 2.0" em Portugal, tendo "contornos diferentes" e uma "plataforma de esquerda mais consistente". 

"As últimas semanas colocam novamente essa solução em cima da mesa, sendo que terá necessariamente contornos diferentes e inteiramente dependentes da correlação de forças entre os três partidos que resultará das eleições. É nisto que o BE e o PCP estão apostando: que o voto nos respectivos partidos impeça a maioria absoluta do PS e, mantendo-o longe de uma solução ad hoc com partidos mais pequenos, António Costa se veja forçado a negociar uma plataforma de esquerda mais consistente", apontou. 

Eleições antecipadas 

Mais de 10 milhões de eleitores escolheram neste domingo os 230 deputados que compõem o Parlamento português. 

As eleições foram convocadas pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa após a Assembleia da República rejeitar a proposta de orçamento apresentada pelo primeiro-ministro António Costa (Partido Socialista), quando, além da oposição direitista, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português (PCP), votaram contra o orçamento. A rejeição significou, por isso, a implosão do esquema conhecido como "geringonça", que governou Portugal nos últimos seis anos.

Para que o texto fosse aprovado, eram necessários 116 votos, mas foi rejeitado por 117 deputados, contra 108 a favor e cinco abstenções. 

De acordo com o CNE, todos os locais de votação foram "preparados" para evitar "condições favoráveis ao contágio" da covid-19. "Apesar de estas eleições ainda se realizarem no contexto da pandemia, estão reunidas todas as condições para que o voto seja exercido em absoluta segurança", disse a dirigente da comissão, Vera Penedo. (Do Ópera Mundi)

Por Jornal da República em 31/01/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

ASSISTA VÍDEO: Deputado explode granadas em reunião de prefeitura na Ucrânia; há mais de 20 feridos
15 de Dezembro de 2023

ASSISTA VÍDEO: Deputado explode granadas em reunião de prefeitura na Ucrânia; há mais de 20 feridos

Argentina entrega ao ministro Mauro Vieira convite para que Lula compareça à posse de Javier Milei
26 de Novembro de 2023

Argentina entrega ao ministro Mauro Vieira convite para que Lula compareça à posse de Javier Milei

MSF suspende atividades em hospital no Haiti após assassinato de paciente
29 de Janeiro de 2023

MSF suspende atividades em hospital no Haiti após assassinato de paciente

Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques
09 de Outubro de 2023

Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques

Aguarde..