Projeto da Tia Ju (REP), é sancionado tornando a Feira Nordestina de São Cristóvão um Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado do Rio

Projeto da Tia Ju (REP), é sancionado tornando a Feira Nordestina de São Cristóvão um Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado do Rio

A Feira de Tradições Nordestinas de São Cristóvão se tornou Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do estado do Rio. É o que estabelece a Lei 10.170/23, de autoria original da deputada Tia Ju (REP), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição desta quarta-feira (08/11) do Diário Oficial.

A Feira de São Cristóvão é um espaço dedicado à cultura nordestina, que funciona no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Bairro de São Cristóvão O local já possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

“A feira faz parte da história e da cultura do nosso estado como o mais importante espaço de representação nordestina. Lá é possível experimentar o melhor da nossa culinária e se divertir em família, com muita música regional, artesanato e folclore. Viva o povo nordestino que tanto contribui para o nosso estado e país”, afirmou Tia Ju.

'LEI Nº 10.170 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2023
DECLARA PATRIMÔNIO HISTÓRICO, TURÍSTICO, CULTURAL E GASTRONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A "FEIRA NORDESTINA DE SÃO CRISTOVÃO", LOCALIZADA NO CENTRO LUIZ GONZAGA DE TRADIÇÕES NORDESTINAS.
O Governador do Estado do Rio de Janeiro
Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica declarada Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado do Rio de Janeiro a "Feira Nordestina de São
Cristóvão", localizada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Bairro de São Cristóvão.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2023
CLÁUDIO CASTRO
Governado

Também assinam o texto da lei como coautores os deputados Luiz Paulo (PSD), Lucinha (PSD) e Martha Rocha (PDT).

Acarajé também será patrimônio

Na sessão desta quinta-feira, a produção/venda do Acarajé também foi reconhecida como patrimônio de valor histórico e cultural do Estado do Rio. O Projeto de Lei 5.836/22, de autoria da deputada Renata Souza (PSol), foi aprovado em 2ª discussão pelo plenário da Assembleia Legislativa. Agora, o texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Por Jornal da República em 09/11/2023
Aguarde..