Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O PT está direcionando sua preferência para a escolha do vice na chapa de Eduardo Paes, visando a eleição municipal de 2024 no Rio de Janeiro, há meses atrás o Deputado Federal Quaquá, declarou nas suas Redes Sociais:
"O PT pleiteará sim a vice de Eduardo Paes
Não temos dúvida que o melhor para o Rio e para o fortalecimento da base de apoio do governo do presidente Lula será o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes, agora para prefeito, depois para governador na chapa da reeleição do presidente Lula.
Mas Eduardo não pode querer ter tudo. Precisa ceder a vice para o PT. Alguns nomes estão surgindo e são legítimos, como a da vereadora e secretaria Tayna de Paula; do ex vice prefeito Adilson Pires ou do nosso ex presidente da Alerj e quinto colocado para o senado e Sub chefe de assuntos federativos André Ceciliano.
Mas a experiência mais importante é mais exitosa do PT na história do RJ é a prefeitura de Maricá, onde o PT faz uma revolução política e administrativa ja há 15 anos com Quaqua e Fabiano Horta. A cidade tem os deputados estaduais Renato Machado e Zeidan e Quaquá Federal; além do presidente do PT do Estado, Joãozinho. E eu na bancada de vereadores na capital.
Portanto, o melhor nome para vice de Eduardo Paes é o vice-prefeito de Maricá e atual secretário de desenvolvimento econômico solidário do governo Eduardo Paes, Diego Zeidan. Com ele garantiremos para o povo do Rio as políticas exitosas e populares de Maricá.",
Leia ainda: Lula e Paes, Maricá e André Ceciliano, vai dar samba no Rio em 2024
Qua-quá é conhecido por ser personalista e tratorar quem não segue suas opiniões e talvez vendo que o nome de Diego Zeidan que ele indicou não emplacou, o vice-presidente do partido, mudou sua posição e declarou nesta 2ª feira (15.jan.2024) que a legenda pode abrir mão da indicação em entrevista à CNN Brasil.
“A prioridade do PT é a reeleição do Lula em 2026. O Eduardo Paes deve deixar a prefeitura para disputar o governo, portanto vai escolher alguém da sua confiança. Nossa relação com ele não admite faca no pescoço”, afirmou Quaquá.
O nome de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, é o mais cotado para uma composição de chapa com Paes. Anielle disse que pretende se filiar ao PT ainda no início deste ano, em entrevista à CNN em 5 de janeiro.
O ex-deputado André Ceciliano (PT-RJ), atualmente em cargo na ??Secretaria de Relações Institucionais do governo, também é cogitado para integrar a chapa.
Deputado Quaquá, vice-presidente do PT, admite que partido pode ficar fora da chapa de Paes este ano
“A prioridade do PT é a reeleição do Lula em 2026. Eduardo Paes deve deixar a prefeitura para disputar o governo, portanto vai escolher alguém da sua confiança. Nossa relação com ele não admite faca no pescoço”, disse Quaquá
A secretária do Meio Ambiente, Tainá de Paula, também do PT, admitiu que o prefeito pode não querer o PT em seu palanque:
— O PT carioca foi categórico na vontade de indicar o vice, é o partido de Lula, nada mais justo. Mas, tem ônus também: seria interessante para o prefeito ter um nome que polarize diretamente com a extrema-direita? Seria interessante ter a esquerda ou ela irá pulverizar votos? É preciso ver as pesquisas. Eu mesma adoraria ser candidata à prefeitura, mas as vezes as responsabilidades falam mais alto — disse Tainá ao GLOBO.
Presidente do PT no Rio, João Maurício, garantiu que o partido vai apoiar Paes:
— Esse é o caminho do partido, vamos apoiar o Paes. Hoje tem uma maioria esmagadora que defende a aliança e a reeleição do prefeito. Vamos conversar com o PSD e o Paes para ter a vice e tenho certeza que no momento oportuno isso será anunciado. Temos um pleito pelo espaço.
Nos bastidores, além dos cotados, a ministra Anielle Franco, que deveria se filiar ao PT, o secretário de Assuntos Federativos André Ceciliano e o PT ainda tem os secretários municipais Tainá de Paula (Meio Ambiente), Adilson Pires (Assistência Social), Diego Zeidan (Desenvolvimento Econômico Solidário) e Felipe Santa Cruz (Governo), como opção, logo não tem porque o Deputado Federal Qua-quá, que parece mandar no PT Rio mudar sua posição e abrir mão do acordo feito pela vice com Paes, afinal Partido politico é feito para disputar eleições e o PT cresceu por sempre disputar as prefeituras nas capitais, ganhando ou perdendo.
Em São Paulo por exemplo pela primeira vez o partido não encabeçar uma chapa, mas vira na vice e quer saltar de 4 para 20 prefeitos em São Paulo em 2024, diferente do Rio que só disputará onde Quaquá tem influência.
Leia ainda: PT quer saltar de 4 para 20 prefeitos em São Paulo em 2024
Com informações Poder 360 e o O Globo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!