Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), vem quase que diariamente anunciando os projetos que pretende implantar em sua nova gestão no comando da cidade. Não são poucos e estão longe de ser modestos.
A mais recente novidade apresentada por Quaquá é o desejo de desbancar Niterói e fazer de Maricá a segunda cidade do mundo com maior número de obras do arquiteto, perdendo apenas para Brasília.
“Estamos negociando a compra de várias obras de Niemeyer, para instalar aqui em nossa cidade. Pretendemos fazer de Maricá o seu maior acervo! Viva o grande brasileiro, Oscar Niemeyer. Arquiteto, comunista e solidário”, escreveu Quaquá.
Quaquá lembrou ainda que a família de Niemeyer tem origens em Maricá. Por esse motivo, uma das principais ruas do Centro da cidade leva o nome do gênio da arquitetura.
“Seu avô, Ribeiro de Almeida, foi ministro da suprema corte, ainda no império e na república recém instalada. Por esse motivo, uma das principais ruas do centro de Maricá leva seu nome”, explicou Quaquá.
Uma publicação compartilhada por Washington Quaquá (@washington.quaqua.5)
Atualmente Niterói é a segunda cidade com maior número de obras assinadas por pelo arquiteto. O conjunto arquitetônico ganhou o nome de Caminho Niemeyer e é composto de sete obras: Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Praça Juscelino Kubitschek, Reserva cultural, Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Estação Catamarã de Charitas.
Outra curiosidade que poucos conhecem é que o Itacoatiara Pampo Clube, no bairro da Região Oceânica, foi originalmente projetado por Niemeyer. Porém, com as mudanças feitas ao longo do tempo na construção, o arquiteto deixou de reconhecer o projeto como sendo seu.
Via Agenda do Poder
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!