Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Maio nervoso
O governo federal ainda nem chegou a seis meses, mas parece que um ano já foi completado com tantos acontecimentos neste inédito Lula3 e o que se verifica é que, com tantos projetos, propostas e mudanças planejados, o Planalto não imaginava que daria tanto protagonismo ao Legislativo federal.
Lira, habilidoso
Com uma articulação falha, o governo vem perdendo espaço para a astúcia parlamentar liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Os embates recentes com o Planalto e com o Senado deram fôlego político para o deputado e o colocou no centro das decisões mais caras ao presidente Lula.
Xadrez
De um lado jogam os deputados, de outro, o Planalto. No meio, a negociação para que os projetos do Executivo sejam aprovados e a Câmara ganhe o devido crédito. Mas, para isso, algumas derrotas foram impostas ao governo, vide o projeto congelado das Fake News, as modificações nos ministérios, a urgência da proposta do marco temporal, a CPI do MST.
Sistema de governo
É como se, sem fazer alarde ou entrar num confronto direto, Arthur Lira estivesse habilidosamente emplacando o projeto do semipresidencialismo, que ele tanto defende para o país.
Atordoadas
O presidente Lula vai conversar com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) nesta sexta-feira, 26, no Palácio do Planalto. Na pauta, as recentes mudanças compulsórias nos dois ministérios deixando-os sem força e esvaziados.
Incentivo
A venda de carros populares deve ganhar força no país a partir do segundo semestre deste ano, com a redução em quase 11% dos preços de carros com valores até R$ 120 mil. O pontapé foi dado hoje durante reunião entre o presidente Lula, o vice, Alckmin, sindicatos e empresas do setor automotivo. O conjunto de medidas para o setor será anunciado em junho.
Expectativa
Também para junho está projetando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a aprovação final do projeto de lei que cria o novo arcabouço fiscal. A matéria foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados num intervalo de 24 horas.
Habemus CPI
Praticamente um mês depois de ter sido criada, a comissão parlamentar mista que vai investigar os atos antidemocráticos do 8 de janeiro começou a funcionar nesta quinta-feira, 25, com a oficialização dos deputados e senadores membros e a eleição do presidente, vice e relator. O deputado federal Arthur Maia (União-BA) foi ratificado presidente e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), como relatora. Os trabalhos vão durar 180 dias.
Insatisfeitos
Depois de ter emplacado a CPI do MST, a bancada ruralista na Câmara ganhou fôlego e aumentado o tom das críticas ao governo federal e, diretamente ao presidente Lula. O novo ponto da discórdia será o Plano Safra, que deve ser anunciado até o próximo mês.
Holofote
O deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) é o entrevistado do programa Roda Viva da próxima segunda-feira, 29, na TV Cultura. O seu futuro político e a acusação feita à magistrados devem nortear e entrevista.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!