Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Na madrugada do dia 12 de outubro, ao amanhecer da festa de Nossa Senhora Aparecida, o G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro escolheu seu hino oficial para o Carnaval 2025. A emocionante noite da Grande Final, realizada na sexta-feira (11), foi marcada por apresentações artísticas e pela revelação do samba da parceria de Xande de Pilares, Pedrinho da Flor, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jeferson Oliveira, Jassa e W. Correa, que irá embalar o desfile "De Corpo Fechado" na Sapucaí.
O evento começou com uma apresentação coreografada por Paulo Pinna e dirigida por Carlinhos Salgueiro, envolvendo mais de 40 profissionais. O espetáculo incluiu bailarinos da Comissão de Frente, a Cia de Dança Maculelê, passistas e os três casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Dividido em duas partes, o show destacou tanto o enredo de 2025 quanto sambas icônicos da trajetória salgueirense.
Entre os destaques, Viviane Araújo, Rainha da Bateria Furiosa, acompanhou de perto a apresentação comandada pelos mestres Guilherme e Gustavo, com arranjos inéditos criados por Alemão do Cavaco, que enfatizou cada setor do enredo, como o cangaço e as religiões afro-brasileiras.
Para o show desta noite, Alemão do Cavaco preparou arranjos novos, em termos musicais, com uma banda usando os diretores de bateria do Salgueiro, que alguns são músicos profissionais, percussionistas, e usando o carro do som do Salgueiro, tanto no canto quanto na parte de harmonia. “preparei arranjos totalmente diferentes de sambas, de introduções, citando cada trecho do enredo, cada parte do enredo. Então, a gente tem o cangaço, tem a umbanda, tem o indígena, tem o alujá, o candomblé,
a umbanda. Toda essa trilha sonora foi feita em cima dos temas do enredo. eu ainda fiz pré-arranjos para os sambas antológicos.“, detalhou Alemão.
O presidente André Vaz, ao lado de Leandro dos Santos, recebeu personalidades do samba e da TV, como Cacau Protássio e Carla Cristina Cardoso. A grande final contou com apresentações de Marcelo Motta, Fred Camacho e, por volta das 6h, o anúncio do samba campeão, seguido por celebrações na Silva Teles.
Além do troféu em forma de figa de madeira, um símbolo da tradição do Salgueiro, a parceria campeã levou R$100 mil, e as demais finalistas, R$50 mil cada.
Confira a letra do samba campeão:
COMPOSITORES: XANDE DE PILARES, PEDRINHO DA FLOR, BETINHO
DE PILARES, RENATO GALANTE, MIGUEL DIBO, LEONARDO GALLO, JORGINHO
VIA 13, JEFFERSON OLIVEIRA, JASSA E W.CORREA
PREPARA O ALGUIDAR ACENDE A VELA
FIRMA PONTO AO SENTINELA, PEDE A BENÇÃO PRA VOVÔ
FAZ A CRUZ E RISCAA PEMBA
QUE CHEGOU EXU PIMENTA E A FALANGE DE XANGÔ
TEM ERVA PRA DEFUMAR, CARREGO O MEU PATUA
ADOREI AS ALMAS QUE CONDUZEM MEU CAMINHO
Ê MOJUBÁ MARABO INVOQUE A LUA
QUE O POVO DA ENCRUZA NÃO VAI ME DEIXAR SOZINHO
SOU HERANÇA DOS MALÊS, BOM MANDINGO E ARISCO
USO A PEDRA DE CORISCO PRA BLINDAR MEU DIA A DIA NO TACHO ARRUDA E
ALECRIM OOO!
BALA DE CHUMBO CONTRA TODA COVARDIA
TENHO A FÉ QUE HABITA O SERTÃO, DE LAMPIÃO, O CANGACEIRO
FEITO MORENO EU VOU VIVER, MAIS DE CEM ANOS, NO MEU SALGUEIRO
SOU ESPINHO QUAL "FULÔ" DE MACAMBIRA
OLHO GORDO NÃO ME ALCANÇA
ANTE O MAL A PAJELANÇA PRA CURAR
SEMPRE HÁ UMA REZA PRA SALVAR
O NÓ DESATA, LIBERDADE PELA MATA
E OS MISTÉRIOS DO AXÉ, MEU CANDOMBLÉ
DERRUBA O INIMIGO UM POR UM
EU LEVO FÉ NO PODER DO MEU CONTRA EGUM
SALVE SEU ZÉ, QUE ALUMIA NOSSO MORRO
ESTENDE O CHAPÉU A QUEM PEDE SOCORRO
VERMELHO E BRANCO NO LINHO TRAJADO
SOU EU MALANDRAGEM DE CORPO FECHADO
MACUMBEIRO, MANDINGUEIRO, BATIZADO NO GONGÁ
QUEM TEM MEDO DE QUIUMBA, NÃO NASCEU PRA DEMANDAR
MEU TERREIRO É A CASA DA MANDINGA
QUEM SE METE COM O SALGUEIRO ACERTA AS CONTAS NA CURIMBA
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!