Quem te viu e quem te vê!

Quem te viu e quem te vê!

 

Uma nau à deriva

Outrora governista, o Partido Liberal encabeçado por empresários, foi praticamente o primeiro a estender a mão para um candidato do PT, Lula, que precisava encontrar uma estratégia para vencer as eleições. Já era sua quarta disputa presidencial consecutiva e tinha que ganhar se não ia perder o bonde da história. E, naquele 2002, a aliança com o PL foi uma das decisões acertadas que culminou na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Vinte anos depois, cadê o PL?

Escolhas

Ironicamente, o mesmo que vislumbrou um lugar no Planalto com Lula foi o mesmo que apostou alto no jeito Bolsonaro de ser: Valdemar da Costa Neto. Hoje, além de administrar a derrota da principal liderança do partido, inelegível e com diversos processos na Justiça, o dirigente ainda tem que administrar as brigas dos aliados na pós-votação da reforma tributária.

Racha político

Os vinte votos de deputados federais do PL à reforma tributária, chancelada pelo governador Cláudio Castro, do PL do Rio de Janeiro, ainda reverbera e pode custar a unidade política do partido. Depois desse cenário na Câmara, já há uma expectativa de como vai ser no Senado, com a bancada liberal.

De novo na federal

E por falar em Jair Bolsonaro, o ex-presidente vai depor, novamente, na Polícia Federal na próxima quarta-feira, 12, no processo que apura declarações do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre um ensaio de tentativa de golpe de estado patrocinado pelo então presidente da República.

Cid na CPI

Se ele vai falar ou vai chegar com alguma decisão judicial lhe dando o direito ao silêncio, ainda não se sabe, mas o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, vai ser a "estrela" da CPI dos Atos Antidemocráticos nesta terça-feira, 11, no Senado. Espera-se que ele esclareça muitos questionamentos sobre os ataques e a tentativa de golpe do 8 de janeiro.

 ONGs na berlinda

Também amanhã a CPI das ONGs se reúne para ouvir o ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, sobre informações que tem a respeito da atuação de organizações não-governamentais na Amazônia. Aldo, quando dirigiu este ministério entre 2015 e 2016, recebeu muitas denúncias relacionadas à atuação de ONGs e também verificou de perto. 

Reforma tributária 

A próxima etapa da discussão e votação da PEC da reforma tributária acontece em agosto, no Senado, e não deverá encontrar muita resistência naquela casa legislativa.

 Negociação 

No próximo final de semana, o presidente Lula vai estar em Bruxelas, na Bélgica, participando da Cúpula da Celac-União Europeia. A agenda internacional vai ser muito importante para que Lula, na qualidade de presidente temporário do Mercosul, possa avançar no acordo comercial entre o bloco econômico e a União Europeia.

 Tragédia

As comissões de Esportes do Congresso Nacional têm que debater com rigor a violência nos estádios de futebol e entre as torcidas organizadas. Mais uma morte de torcedor mancha o esporte brasileiro, virando caso de polícia e deixando temerosos quem gosta de apreciar um bom futebol direto dos estádios.

Estreia

A Coluna Valéria Costa passa a ter um espaço semanal na programação da rádio Alpha 89.9 FM, de Brasília, todas às segundas-feiras pela manhã, para falar de política e um panorama da semana da agenda política nacional.

Por Coluna Valéria Costa em 10/07/2023
Aguarde..