Quer ser tatuador? Tattoo Week Rio 2025 oferece cursos gratuitos para jovens das favelas cariocas

Maior evento de tatuagem do mundo oferece 200 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para moradores de comunidades do Rio, com foco em geração de renda e empreendedorismo

Quer ser tatuador? Tattoo Week Rio 2025 oferece cursos gratuitos para jovens das favelas cariocas

A arte na pele, que já foi vista com preconceito, hoje se transformou em oportunidade de carreira e renda. É pensando nisso que a 12ª edição da Tattoo Week Rio oferecerá cursos profissionalizantes gratuitos de tatuagem e piercing para jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro.

O evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de janeiro no Expo Mag, na Cidade Nova, disponibilizará 200 vagas para os cursos, sendo 50 para tatuagem e 150 para piercing. Os participantes terão aulas práticas e aprenderão noções de biossegurança, marketing e desenho.

Oportunidade de trabalho e renda

"O objetivo dos cursos é basicamente oferecer oportunidade de renda e emprego para que os jovens possam ajudar suas famílias, afastando-os da criminalidade", explica Esther Gawendo, diretora executiva do festival.

A maioria dos formandos acaba se tornando empreendedor e abre pequenos estúdios em suas próprias comunidades, segundo a organização do evento.

"É inovador fazer algo social ligado a tatuagem. Na favela também tem tatuagem, esse mundo também é das favelas", destaca Thiago Firmino, líder comunitário do Santa Marta e guia de turismo local.

História de sucesso

Lucas Rafael, ex-aluno da primeira edição do curso em 2024, conta como a experiência mudou sua vida: "Foi um divisor de águas. Realmente, não sabia de nada, mas tinha um sonho de ser tatuador. Foi uma semana intensa, e eu saí de lá com a faca e o queijo na mão".

Hoje, Lucas cobra até R$ 550 por trabalho. "Faço o orçamento de acordo com o tamanho e complexidade da tatuagem. Estou só começando, mas espero chegar ao nível dos meus professores", diz.

Projeto para esterilização segura

A Tattoo Week também apresentou o projeto Esteriliza Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O programa vai criar centros de esterilização nas favelas, começando pela comunidade de São Carlos.

O projeto vai beneficiar profissionais que trabalham com equipamentos cortantes ou perfurantes, como tatuadores, piercers, manicures e barbeiros.

Como participar dos cursos

Para se inscrever, é preciso:

  • Ter mais de 18 anos
  • Morar em uma favela do Rio de Janeiro
  • Não é necessária experiência prévia

Inscrições:

Serviço

12ª Tattoo Week Rio

Local: Espaço Mag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas s/n- Cidade Nova, Centro- Rio (próximo às estações de metrô Estácio e Cidade Nova) 

Horário: 12h às 22h

  • Sexta-feira (24/01): Entrada gratuita com doação de 2kg de alimentos não perecíveis
  • Sábado e domingo: Ingressos a partir de R$ 25

Mais informações: https://linktr.ee/atattooweek

Crédito da foto: Acelera.xyz

Por Notícias do Rio em 06/01/2025
Aguarde..