Redação do ENEM aborda questão étnico-racial

Redação do ENEM aborda questão étnico-racial

A escolha do tema anual da redação do ENEM é sempre aguardada com expectativa. Também constuma ser alvo de controversias. Entre os candidatos, há os que buscam ter maior afinidade com o assunto que precisará ser trabalhado.  

Este ano, a escolha remete às questões ético-raciais brasileiras.

  •  Isso significa que se referem às dinâmicas relacionadas às diferentes raças a etnicas,  envolvendo identidade cultural e inclusão de grupos diversos na sociedade. 

O assessor pedagógico do Anglo,  Felipe Rico afirmou que o tema não era tão esperado, mas considera que os alunos que se “prepararam bem antes podem não ter sido pegos de surpresa”. O ministro da Educação, Camilo Santana elogiou a escolha do assunto em suas redes sociais:

“Na redação do Enem 2024, milhões de estudantes vão escrever sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, publicou o ministro.  

A coordenadora de redação do Poliedro, Gabrielle Cavalin afirmou em entrevista à Brasil Paralelo que os candidatos não devem ter dificuldades em trabalhar o tema, pois se trata de uma discussão bastante presente na sociedade atual:

"É um tema sobre o qual os alunos provavelmente não terão grandes dificuldades, uma vez que tem uma interface com a disciplina de história, então é possível usar repertórios históricos, mostrando a relação entre passado e presente. Necessariamente os alunos vão passar pela discussão do racismo institucional, do racismo estrutural, que são discussões que a gente faz em diferentes frentes".

A professora de português Juliana Souza de Oliveira, 34 anos, enfatizou que o debte é importante, mas pode abrir espaço para uma discussão enviesada: 

“Em um país como o Brasil é fundamental tratarmos de herança étnico-raciais. A grande questão é saber se a banca avaliadora quer realmente que o aluno revele seu senso crítico ou que defenda um discurso militante”, afirmou. 

De acordo com a reportagem do site UOL, na avaliação dos professores para desenvolver uma boa redação será fundamental que o candidato necessariamente passe pela discussão sobre o racismo institucional e estrutural. É o terceiro ano seguido em que o ENEM utiliza o termo “desafios”, nos temas das redações. 

Veja quais foram os temas das redações do ENEM nos últimos anos: 

  1. Enem 2014 - "Publicidade infantil em questão no Brasil";
  2. Enem 2015 - "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira";
  3. Enem 2016 - "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil";
  4. Enem 2017 - "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil";
  5. Enem 2018 - "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet";
  6. Enem 2019 - "Democratização do acesso ao cinema no Brasil";
  7. Enem 2020 - "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"(impressa); 
  8. "O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil" (digital);
  9. Enem 2021 - "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil";
  10. Enem 2022 - "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil";
  11. Enem 2023 - "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

A prova de redação do ENEM

A nota da redação do ENEM representa 20% do total e é fundamental para a aprovação dos candidatos. É a única matéria em que os alunos podem alcançar pontuação próxima a mil, o que pode alterar completamente a nota final na avaliação. 

A prova de redação avalia cinco competências:

  • domínio da língua portuguesa, 
  • compreensão do tema e aplicação de conceitos, 
  • articulação de informações e
  • coesão textual  

Este ano, de modo pioneiro, foi abordado uma última competência denominada “proposta de intervenção social”. Essa quinta e última categoria é uma inovação no teste. 

A nota do Enem é fundamental para que os alunos possam ter acesso aos benefícios como proUni e Fies, sistemas de bolsas de estudos para alunos que pretendem ingressar na Universidade. 

Hoje, dia 3 de novembro, foram realizadas as provas de linguagens ( português e língua estrangeira), ciências humanas e redação. 

Calendário do Enem 2024 

  • 03 de novembro: prova de linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas e redação;
  • 10 de novembro: prova de ciências da natureza e matemática;
  • 20 de novembro: divulgação do gabarito;
  • 13 de janeiro de 2025: divulgação do resultado.

‍Como calcular a média por pesos: 

  • Média simples: some as cinco notas de cada uma das categorias: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. 

Divida o valor resultante por cinco para obter a média simples.

  • Média por pesos: a média ponderada é calculada com base no curso que o aluno deseja cursar. Em primeiro lugar é necessário descobrir o peso (1, 2 ou 3) que será atribuido a cada disciplina pela universidade. Cada nota é então multiplicada pelo respectivo peso. 

Após aplicar os pesos às notas, soma-se todos os resultados. Para encontrar a média ponderada, divide-se essa soma total pela soma dos pesos utilizados. A média ponderada é o resultado dessa divisão.

 

Por Jornal da República em 04/11/2024
Aguarde..