Reitor da Uerj participa de encontro no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro em Nova Friburgo 

Reitor da Uerj participa de encontro no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro em Nova Friburgo 

O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi, participou de um encontro no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), na manhã dessa quarta-feira (23), em Nova Friburgo.

A unidade da Uerj vem atuando em diversas áreas produtivas da Região Serrana como Moda, Indústria Metal-Mecânica,  com atividades protagonizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento e Difusão Tecnológica (ND2Tec), pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBTec, ORIGEM) e por diversos laboratórios, por maus de três décadas. Durante o evento, Ricardo Lodi lembrou do importante desempenho do IPRJ durante a pandemia de Covid-19, com a produção de face shields para uso dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC), bem como para demais hospitais da rede municipal da Região Serrana. 

"A Uerj desenvolveu um trabalho extraordinário durante a pandemia, por meio do Hupe,  da PPC  bem como do IPRJ, com a produção de cerca de 100 mil equipamentos de proteção individual", afirmou o reitor Ricardo Lodi.

De acordo com Lodi, a Uerj vem crescendo consideravelmente desde então, em função de uma série de ações de inclusão social e de expansão territorial implementadas. Entre elas, a incorporação do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), em função da publicação  da lei estadual 9.602/2022  na última terça-feira (22).

"Hoje a Uerj é maior do que ontem,  do ponto de vista do seu tamanho, assim como das suas competências e desafios, já que incorporou uma outra universidade. O maior legado que fica é que hoje a sociedade fluminense enxerga a Uerj de um jeito muito diferente daquele que enxergava antes da pandemia", declarou Lodi.

No evento,  estiveram presentes o diretor do IPRJ,  Ângelo Calvão, o vice-diretor Lucas Lima, a professora Ursula Rohrer, o professor Joaquim Teixeira de Assis, que recebeu homenagem pelos 25 anos de trabalho à Uerj, o ex-vereador Marcelo Verdy, entre outros.

"Hoje a população do estado do Rio de Janeiro tem orgulho de ter a Uerj como uma das principais universidades do Brasil e a perspectiva é de continuar trilhando esses caminhos e fazer da Uerj a maior e melhor universidade do país ", ressaltou Ricardo Lodi.

Por Jornal da República em 28/03/2022
Aguarde..