Relatora da CPI dos Atos Golpistas afirma que radicais não conseguiram concretizar golpe

Senadora Eliziane Gama assume função e destaca importância da democracia durante primeira sessão do colegiado

Relatora da CPI dos Atos Golpistas afirma que radicais não conseguiram concretizar golpe

Durante a primeira sessão da CPI mista dos Atos Golpistas, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), designada como relatora, afirmou em seu primeiro pronunciamento que houve uma tentativa de golpe no país, porém os radicais não conseguiram concretizá-la. O colegiado investigará os episódios ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro, quando vândalos bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Eliziane Gama ressaltou a importância de preservar a democracia e garantiu que todos os presentes, independentemente de estarem na base ou na oposição, são contrários aos atos de vandalismo. Como relatora da CPI, ela anunciou que apresentará uma proposta de plano de trabalho na próxima reunião do colegiado, que deverá incluir definições como datas e horários das reuniões, cronograma de depoimentos e votação de requerimentos.

A senadora destacou a importância do processo democrático e afirmou que a proposta de plano de trabalho será construída levando em consideração a opinião da maioria dos membros da comissão, ouvindo também as minorias. A primeira sessão da CPI já evidenciou o clima acalorado que provavelmente marcará os próximos encontros do colegiado, com trocas acaloradas entre parlamentares da base e da oposição.

Por Jornal da República em 25/05/2023
Aguarde..