Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Babalorixá Alam de Oxaguian é dirigente do terreiro de Candomblé Casa das Águas, de tradição Ketu ( Axé Oxumarê) situado no município de Nova Iguaçu-RJ.
Babá Alam além de sacerdote do culto afro-brasileiro possui formação em História atuando na área do magistério e no campo da pesquisa sobre a memória do Candomblé carioca no século XIX além de possuir trabalhos nos campos da Sociologia e da Antropologia.
RELIGIÃO I
Em uma sociedade, como a nossa, em pleno processo de globalização e de afirmação constante do discurso científico, a religião possui um papel importante como elemento criador de identidades.
Apropriando-se dos conceitos de : destino, eternidade, pós-morte e tantos outros, a religião representa a nostalgia de uma unidade perdida e a busca de um futuro de reconciliação com o sagrado.
Ela projeta no campo exterior do indivíduo, uma necessidade de equilíbrio e identidade pacífica, num contexto de caos, guerra e alienação. A religião e seus símbolos apontam ao homem, a necessidade de se auto-examinar. A identidade passa a ser construída no momento, que este homem experimenta o universo do sagrado inserido em seu cotidiano.
O Candomblé está inserido nesse contexto. Trata-se da construção de uma religiosidade formada sobre, variadas contribuições de grupos étnicos amalgamados pela força do escravismo, e que arrancados de sua origem reinventam e aprimoram esse legado religioso, construindo assim uma nova identidade.
Babalorixá Alam de Oxaguiã
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!