Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Também conhecida como RêLou, a Artista de Voz Multilíngue Renata Lourenço é indicada, pela segunda vez, ao SOVAS AWARDS, principal premiação internacional que elege as Melhores Vozes da Indústria, uma das maiores honrarias mundiais para profissionais da voz. E, este ano, ela estará presente na festa de celebração, levando o seu sotaque carioca para o ‘Red Carpet’ em Hollywood.
Concorrendo ao ‘Oscar da Voz’ por sua Narração de Destaque em Língua Portuguesa, como Melhor Voice Over na categoria ‘Corporativo’, com um vídeo feito para a empresa Nokia, Renata faz suas reverências tanto à Sociedade de Artes e Ciências da Voz pelo importante reconhecimento, como também para a empresa que escolheu a voz dela para sua identidade sonora. “É uma grande honra ter sido indicada, mais uma vez, por uma equipe técnica seleta e altamente qualificada da Society of Voice Arts & Sciences, como exemplo de voz. Agradeço também à Nokia pela escolha que nos trouxe até aqui. Esse é um reconhecimento que mostra ao mundo a importância, o poder e a força da voz humana, e reforça que somente ela é capaz de conectar, com verdade e sentimento, marcas e pessoas. Parabéns a vocês que fortalecem essa causa.”
Seu estilo suave, macio e, ao mesmo tempo, firme e potente transmite credibilidade com leveza. Sua destreza com um “tequiniquês” apurado e fluente reforça a seriedade e a propriedade de fala na transmissão da mensagem nesse vídeo finalista. Seu tom de voz agradável propicia a audição, retendo a atenção, mesmo em vídeos longos e técnicos. “Procuro transmitir veracidade e segurança, conectando e envolvendo o ouvinte com um tom de voz informativo, mas extremamente acolhedor.”
O vídeo global da Nokia pedia um ‘sotaque neutro’, o que é bem natural para a Artista de Voz, que já fez campanhas para muitas empresas internacionais, como Chanel, Gillette, Vale, HSBC, YouTube Originals, ZOOX, Cheetos, Ambev, Telhanorte/Tumelero, Henkel e JCDecaux. No Brasil, já atuou para marcas como Multiplan, InMetro, Atacadão, Porto do Açu, NTS, Votorantim, Unimed, Musquée e outras. Renata também é conhecida por ter realizado muitos trabalhos na sua cidade natal para empresas, projetos e campanhas como Caixa Cultural RJ, Orla Rio, Grupo Pão de Açúcar RJ, Stock Car/GP Rio Galeão e Sesc RJ, entre outros.
Quem transitou nos últimos anos pelas cancelas de estacionamento de uma das maiores redes de shopping do Brasil foi acolhido pela sua inesquecível despedida: “Ah! Já vai?!” Uma ideia da própria Renata, que conseguiu transmitir pela voz, tom e palavras, a satisfação do shopping em ter o cliente dentro do estabelecimento. Sua forma doce e carismática atraía a atenção de todos com essa frase, que ficava na mente. “Recebi muitos feedbacks positivos. Pessoas saíam dos shoppings e, muitas vezes, falavam comigo, sem se dar conta de que estavam falando com a máquina. E isso era o maior elogio porque mostrava que a minha comunicação cumpria o papel da conexão e aproximação.” ‘Humanizar as máquinas’, na contramão da atual “robotização da IA”, foi mais um marco em sua carreira.
Comunicadora, jornalista e apresentadora, Renata já teve passagens por grandes empresas, como FSB Comunicação, Affero Lab e TV Globo. Porém, foi na sua própria voz que encontrou o seu melhor caminho. “Desde pequena falavam muito bem sobre a minha voz. Quando resolvi ouvir, percebi que esse era um ‘chamado’ mais especial do que eu imaginava. Era um chamado divino, ao qual me entreguei e hoje me sinto realizada. Trabalho com o que amo e encontrei o meu propósito, transmitindo mensagens sonoras com respeito, cuidado e alegria.”
Com pouco mais de cinco anos de atividade, conseguiu montar seu próprio Home Studio, que já virou referência no mercado pela qualidade, beleza e infraestrutura. “Ter meu próprio estúdio foi um sonho que meu trabalho me proporcionou. Hoje, minhas entregas são extremamente profissionais e ágeis, e ainda trabalho com conforto e tranquilidade.”
Gravar em outros idiomas é um importante diferencial na carreira de Renata Lourenço, mas é o seu idioma nativo, o português, que a levará para o tapete vermelho em Beverly Hills.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!