Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O ano de 2023 foi marcado por acontecimentos que impactaram o Brasil e o mundo, tanto na política, quanto na economia, na cultura, no esporte e na sociedade. Neste último artigo, do ano vamos relembrar alguns dos acontecimentos mais relevantes dos últimos 12 meses.
Política
O ano começou com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que venceram as eleições de 2022 no segundo turno, derrotando o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula voltou ao poder após 13 anos, prometendo um governo de “esperança e reconstrução”, que fortalecesse a democracia, retomasse programas sociais e reduzisse desigualdades. Alckmin, por sua vez, trouxe a experiência de quatro mandatos como governador de São Paulo e a articulação com o centro político.
No entanto, o novo governo enfrentou resistências e dificuldades desde o início. Logo na primeira semana, um grupo de apoiadores de Bolsonaro invadiu as sedes dos Três Poderes em Brasília, em um ato antidemocrático que causou danos ao patrimônio público, violência e pânico. Os responsáveis pelo ataque foram identificados e presos pela Polícia Federal, e Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por incitação ao golpe de Estado.
Outro desafio do governo foi a recuperação econômica, que foi prejudicada pela alta da inflação, que fechou o ano 2022 em 5,79, acima do teto da meta. O aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis, da energia elétrica e dos aluguéis afetou o poder de compra dos brasileiros, especialmente dos mais pobres. Para tentar conter a crise, o governo reajustou o salário mínimo e ampliou o Bolsa Família.
No campo das reformas, o governo conseguiu aprovar no Congresso Nacional o arcabouço fiscal, que visa equilibrar as contas públicas e a reforma tributária, que simplificou o sistema de impostos. No entanto, teve uma grande derrota com a derrubada aos vetos que fez, na lei do marco temporal (demarcação das terras indígenas) e no projeto de desoneração da folha de pagamento. O que reflete, o quanto foi conflituosa a sua relação com o congresso.
No cenário internacional, o governo Lula buscou reestabelecer as relações diplomáticas com países que haviam sido afastados pelo governo Bolsonaro, como os Estados Unidos, a China, a França e a Alemanha. O presidente também participou de eventos importantes, como a Cúpula do Clima, onde se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a combater o desmatamento na Amazônia, e a Cúpula dos BRICS, onde discutiu temas como o desenvolvimento sustentável, a cooperação tecnológica e a reforma das instituições multilaterais.
Cultura
O ano de 2023 foi de luto para a cultura brasileira, que perdeu grandes nomes da música popular. Entre os que nos deixaram, estão:
E termino com um poema que tem sido atribuído erroneamente a Carlos Drumond de Andrade. Mas é em verdade montagem de dois autores: Roberto Pompeu de Toledo e Vilma Galvão.
“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente
Para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe
desejar tantas coisas
mas nada seria suficiente…
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
minuto, rumo a sua felicidade!”
Feliz 2024 a todos e todas.
Filinto Branco
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!