Revitalizações de centros urbanos estão no episódio de estreia do Sinducast Rio, podcast do Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro

Revitalizações de centros urbanos estão no episódio de estreia do Sinducast Rio, podcast do Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro

Claudio Hermolin recebe o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, e o primeiro secretário da Câmara, vereador Rafael Aloisio Freitas. Em pauta, iniciativas, como Plano Diretor e Reviver Centro, que vão promover grandes transformações na cidade pelos próximos anos

Uma boa e leve conversa que se torna um espaço para debater, aprofundar, refletir e ainda atualizar tudo que envolve o mercado da construção civil no Rio de Janeiro. É com essa proposta que o *Sinduscast Rio*, podcast do Sinduscon-Rio, apresentado pelo presidente Cláudio Hermolin, chega ao YouTube e às principais plataformas de áudio nesta sexta-feira, 19/04. Com bate-papos mensais, sempre às sextas-feiras, Hermolin vai receber as maiores autoridades da construção civil, do mercado imobiliário, do urbanismo e demais segmentos que, de alguma forma, trabalham pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro.

"O podcast é um produto novo do Sinduscon-Rio, pensado com muito carinho, para ser um espaço de diálogo com pessoas que são líderes em suas organizações, empresários ou gestores executivos, para compartilhar a sua experiência conosco. Com o Sinduscast Rio vamos conversar sobre temas de interesse do setor, de forma leve e dinâmica, com cases práticos para o público", destaca Hermolin. 

*Primeiro episódio*

Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores do Rio, e o vereador Rafael Aloisio Freitas, primeiro secretário da Câmara, são os entrevistados do primeiro episódio do *Sinduscast Rio*. Em pauta, o Plano Diretor e o programa Reviver Centro, dois grandes temas de suma importância para o desenvolvimento da cidade. 

A recente aprovação do Plano Diretor traz também instrumentos que vão melhorar a gestão da cidade pelos próximos 10 anos, como a questão do bom uso de imóveis abandonados; a isenção da outorga onerosa (taxa de potencial construtivo) na Zona Norte; e a não exigência de vagas de garagem em novos prédios construídos. Pelo Reviver Cultural, desdobramento do Reviver Centro, o projeto que visa transformar a Rua da Carioca na Rua da Cerveja, por exemplo, é um modelo de incentivo ao turismo, ao empreendimento e à própria economia. 

Revitalizações de centros urbanos promovem grandes transformações. É o caso do Parque Piedade, que vai mudar a dinâmica da Zona Norte, a exemplo do Parque Madureira. O terreno da antiga Universidade Gama Filho vai dar espaço a um projeto que une lazer, cultura, educação, empreendimento e muitas memórias. A estação Leopoldina, na Zona Central, é outro exemplo, a partir da revitalização do espaço histórico dando lugar a um centro de convenções para eventos corporativos, de médio a grande porte. 

"Por tudo isso, a gente voltou a ser referência no Brasil. O Rio de Janeiro tinha perdido esse protagonismo e, agora, com essas legislações, principalmente o Reviver, se tornou referência para tudo que, hoje, se tem falado sobre revitalização de centros urbanos no país. O grande mérito é que foi visto não somente o mercado imobiliário, como também outros segmentos, outras atividades, outros projetos", destaca Hermolin. 

O *Sinduscast Rio* estará disponível no Spotify, no Deezer, além do YouTube e no próprio site do Sinduscon-Rio. Assine ou siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Por Jornal da República em 18/04/2024
Aguarde..