Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O processo de revitalização do Centro do Rio de Janeiro, com ações impulsionadas pelo Reviver Centro, foi tema de um painel no Smart City Expo Curitiba 2025, o maior evento de cidades inteligentes das Américas, que está acontecendo em Curitiba, Paraná, entre os dias 25 (ontem) e 27 (amanhã).
O case foi apresentado pelo vereador Pedro Duarte (Novo), durante o painel ‘Cidades Felizes: criando experiências, repensando nossas cidades’. Duarte foi convidado por causa de sua atuação legislativa na aprovação do plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio, o que lhe valou expertise no tema.
A sessão plenária, que ocorreu nesta terça-feira, debateu o tema de como a interação com os espaços urbanos influencia o bem-estar coletivo. Além de Duarte, participaram o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; a representante do Laboratório de Aceleração da ONU no Panamá, Betty Chemier; e Caio Esteves, especialista no tema ‘futuro das cidades’.
Pedro Duarte falou sobre como o Poder Público criou estratégias para que as empreiteiras investissem no Centro Histórico da Cidade do Rio para novos lançamentos, passando de uma vacância de 7 unidades domiciliares vazias, a cada dez na região, para uma projeção de dobrar, até o final de 2027, a população do Centro Histórico, de 12 mil para 24 mil.
“Nosso desafio era como transformar imóveis do Centro em áreas residenciais. Levamos em conta que é uma região que já tem infraestrutura, o que é de interesse de quem constrói. Foram criados incentivos tributários, isenção de IPTU e de ISS na obra, concessão de potencial construtivo, entendendo as normas urbanísticas do século 21, mas respeitando características de construções feitas séculos atrás”, enumerou.
O painel também proporcionou a troca de experiências com cases de outras cidades. Paulo Martins, que também é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Curitiba, levou ao palco principal do Smart City Expo Curitiba 2025 o projeto ‘Curitiba de Volta ao Centro’, uma iniciativa da capital paranaense para recuperação econômica e social da região central.
“A recuperação e revitalização socioeconômica do Centro de Curitiba implica diretamente na felicidade do curitibano. O curitibano não fica feliz em ver sua região histórica como estava: desocupada, degradada, com sensação de insegurança. Já estamos atuando e vendo a confiança das pessoas em voltar à região, os empresários já estão se movimentando, dando uma resposta de mercado muito rápida, contribuindo para a recuperação do Centro de Curitiba”, destacou Martins.
Além de participar do evento, Pedro Duarte agendou, até amanhã (27/03), uma série de encontros com autoridades da Prefeitura de Curitiba, para troca de experiências em políticas públicas. O parlamentar informou que pagou do próprio bolso todas as despesas. Ele vem participando das atividades legislativas da Câmara Municipal por videoconferência.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!