Ribalta vai ser palco de um verdadeiro baile de carnaval, com a Mocidade e a bateria 'Mais Quente' do Rio

Baile Verde e Branco 'Não Existe Mais Quente' Sábado, a partir das 22h no Ribalta

Ribalta vai ser palco de um verdadeiro baile de carnaval, com a Mocidade e a bateria 'Mais Quente' do Rio

Baile Verde e Branco 'Não Existe Mais Quente' 

A casa de shows mais famosa da Barra da Tijuca, Ribalta, vai ser palco de uma agitada apresentação, um verdadeiro baile de carnaval, com a Mocidade e a bateria 'Mais Quente' do Rio, com o pagode do Adame e diversas escolas de samba.

A Mocidade, dona do hit do momento, vai festejar uma noite daquelas com a presença de diversas escolas de samba.

Além disso, o pagode do Adame, um dos grupos do momento, também se apresentará para deixar a noite ainda mais perfeita.

Sábado, a partir das 22h, Baile Verde e Branco.

Sobre a Mocidade 

A Mocidade Independente de Padre Miguel, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, anunciou recentemente Zé Paulo Sierra como seu novo intérprete oficial para o Carnaval de 2024. A escolha de Sierra, que já cantou o samba-enredo da Unidos da Viradouro, foi anunciada nas redes sociais da escola, marcando uma nova fase para a Mocidade Independente??.

Para o Carnaval de 2024, a Mocidade Independente de Padre Miguel escolheu um samba-enredo que celebra o caju, uma fruta tropical conhecida por sua doçura e popularidade no Brasil. Este enredo busca resgatar a brasilidade e a sensualidade do povo brasileiro, prometendo um desfile cheio de energia e cor na Sapucaí????.

A escolha do enredo e do intérprete são passos significativos na preparação para o Carnaval, um evento que reflete a cultura e a criatividade do Brasil. A Mocidade Independente de Padre Miguel é conhecida por seus desfiles inovadores e temáticas vibrantes, e as expectativas para o Carnaval de 2024 são altas, tanto para os membros da escola quanto para os entusiastas do Carnaval em todo o mundo.

Fundação

A Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel foi oficialmente fundada em 10 de novembro de 1955.

Nome, cores, símbolo e apadrinhamento

O nome da escola foi adaptado do Bloco Mocidade do Independente. Foram mantidas as cores verde e branco do Bloco. O símbolo da Mocidade é uma estrela de cinco pontas. Por isso, a escola é apelidada de "estrela-guia da Zona Oeste".

Diversos sambas da escola fazem referência ao símbolo e às cores da agremiação, como, por exemplo, os sambas de 1990 ("Meu ziriguidum fez brilhar no céu / A estrela guia de Padre Miguel"); 1997 ("Nos teus olhos vejo minha estrela brilhar"); 2006 ("Sou a onda que te leva nesta folia / Um verde e branco mar de energia"); 2007 ("Da emoção eu faço a arte / Em verde e branco, com a Mocidade"); entre outros.

Bandeira

A bandeira da Mocidade em 2010

A bandeira, ou pavilhão, da escola possui dezesseis raios intercalados (oito verdes e oito brancos), partindo de duas circunferências concêntricas centrais (uma branca e outra amarelo-ouro) em direção às extremidades da bandeira.

Na circunferência branca, a inscrição "Mocidade Independente de Padre Miguel", com letras de cor verde. Dentro da circunferência branca, uma outra circunferência, de cor amarelo-ouro, onde está o símbolo da escola, uma estrela de cinco pontas na cor verde. Dentro da estrela, um círculo central, de cor branca, com a inscrição "G.R.E.S." (Grêmio Recreativo Escola de Samba), em letras verdes.

Abaixo das circunferências, no raio inferior central, fica inscrito o ano de confecção do pavilhão. 

História

Campeã do Grupo Especial em 1979, 1985, 1990, 1991, 1996 e 2017

Desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1961. 

Em 1958, foi campeã do grupo de acesso com o enredo "Apoteose ao Samba", mas o que realmente marcou esse carnaval foi que nele foi realizado, pela primeira vez sob o comando de Mestre André, a célebre "paradinha da bateria" em frente à comissão julgadora.

A partir da "paradinha" feita por Mestre André, a "paradinha" foi aderida anos depois pelas outras escolas de samba, e hoje em dia todas as baterias das escolas de samba do Rio de Janeiro e do Brasil a fazem.

Em 1975, a Mocidade vence pela primeira vez as "quatro grandes", num desfile realizado em outubro durante o congresso da ASTA - American Society of Travel Agents, no Rio de Janeiro, em que as escolas do grupo principal realizaram um desfile competitivo, a Mocidade foi campeã.

Em 1976, por ironia, a Mocidade empatou em segundo lugar, com a Mangueira, e perdeu o desempate por ter um ponto a menos na nota da tão famosa bateria nota 10.

Em 1979, ainda com Arlindo Rodrigues, a Mocidade conquista o seu primeiro campeonato com "O Descobrimento do Brasil".

No primeiro ano de Fernando Pinto na Mocidade, em 1980, a escola conquistou um segundo lugar com o enredo "Tropicália Maravilha". Em 1983, a Mocidade recebe o Estandarte de Ouro de melhor comunicação com o público com o enredo "Como era verde o meu Xingu". Fernando permaneceu na escola até 1987, ano de sua morte, e fez grandes carnavais na Mocidade na década de 1980: além de "Tupinicópolis", deu à escola o título de 1985, com "Ziriguidum 2001". Nesse carnaval, a Mocidade entraria na Avenida com um enredo futurista, projetando o carnaval do próximo século

Na década de 1990, a Mocidade passaria ao comando de Renato Lage, que consagrou a escola campeã em três anos: em 1990, contando sua própria história ("Vira Virou, a Mocidade Chegou"); em 1991, falando sobre a água ("Chuê, Chuá… As Águas Vão Rolar"); e em 1996, com um enredo sobre a relação entre o homem e Deus ("Criador e Criatura").

Em 1997, após ser vice-campeã com o enredo "De corpo e alma na avenida", a Mocidade perdeu seu patrono, Castor de Andrade.

Em 2017: "As Mil e Uma Noites de Uma 'Mocidade' pra Lá de Marrakesh"

Desfile campeão da Mocidade no carnaval 2017.

A Mocidade foi a terceira escola a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial de 2017. Um dos destaques da apresentação foi a comissão de frente, coreografada por Jorge Teixeira e Saulo Finelon, que utilizou truques de ilusionismo para fazer Aladim voar sobre um tapete e beduínos carregarem cestos de onde surgiam odaliscas. Foi a Comissão de Frente mais premiada do ano, recebendo prêmios como o Estrela do Carnaval, SRzd, S@mba-Net, Tamborim de Ouro, entre outros. A Mocidade terminou a apuração das notas em segundo lugar, com um décimo a menos que a campeã, Portela.

A escola entrou com recurso na Liga contra o resultado e ameaçou procurar seus direitos na Justiça. Em uma plenária realizada no dia 5 de abril de 2017, a LIESA decidiu dividir o título de campeã entre Portela e Mocidade. Foram sete votos a favor; cinco abstenções; e apenas a presidência da Portela votou contra a divisão de título. Com a vitória, a Mocidade conquistou seu sexto título de campeã, quebrando o jejum de 21 anos sem conquistas.

"Elza Deusa Soares"

A cantora Elza Soares durante o desfile em sua homenagem no carnaval de 2020.

Fotos e Fontes: Redes Sociais, Wikipédia

https://www.ultimahoraonline.com.br/admin/editor/ckeditor/uploads/images/03c2420bbc0d045de3d323a8824becae.jpgPor Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Jornal da República em 18/01/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Rio CVB participa da World Travel Market em Londres
08 de Novembro de 2022

Rio CVB participa da World Travel Market em Londres

Espetáculo “Morre uma estrela” encerra apresentações teatrais do Festival de Artes de Nova Iguaçu
04 de Maio de 2023

Espetáculo “Morre uma estrela” encerra apresentações teatrais do Festival de Artes de Nova Iguaçu

Maricá suspendeu evento com cantor que chamou Jesus de bicha e travesti
03 de Junho de 2024

Maricá suspendeu evento com cantor que chamou Jesus de bicha e travesti

Fãs detonam organização de show de Maiara e Maraisa em meio a tragédia no RS
02 de Maio de 2024

Fãs detonam organização de show de Maiara e Maraisa em meio a tragédia no RS

Aguarde..