Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A minha conversa com Ricardo Amaral no canal do Clube do Empreendedor foi uma das melhores entrevistas que fiz. Ele me fez rever a história do Rio de Janeiro, uma história que se confunde com a dele.
Ricardo Amaral é autor do "Anos 40, quando o mundo, enfim, descobriu o Brasil" e é dele que me sirvo como base para este artigo.
Na abertura há um texto muito bom do historiador Renato Lemos. Ele diz: "Ainda que a chatice da lógica possa negar, uma década não é exatamente o conjunto de horas, dias e meses que formam dez anos. Não mesmo. Na verdade, uma década - se é uma década que merece ser lembrada como tal - jamis caberá nos dez anos em que se espreme. Uma década é feita dos fatos, claro, mas também de lembranças vagas, invenção, perfume, música, sonho, tragédia, mentiras, emoção, gente e paixão. Mais ainda: uma década só vai dizer a que veio pelas marcas que conseguir deixar pelo caminho, tempos depois".
A minha entrevista com Ricardo Amaral durou pouco mais de uma hora, que pareceram alguns minutos, que deixaram perfume, música, sonhos, emoção, gente e paixão. Só não houve mentira.
Nosso assunto foi o Rio e a vida do Ricardo Amaral, que se confundem. Conversamos sobre o poder que tem a internet de aproximar as pessoas. Ricardo lembrou que até casamentos que deram certo nasceram na internet. Lembramos da Gisela, uma mulher impressionante. Falamos sobre o Padre Jorgão, o Padre Omar...
Enfim, foi muito legal.
Aproveito-me da beleza da entrevista para insistir numa questão relevante: o Rio tem jeito, mas esse jeito não será fruto do esforço isolado. Será, sempre, pelo trabalho conjunto de gente que tem a alma fantástica e carioca como tem o Ricardo Amaral.
O Coalizão Rio também esteve na nossa conversa. E o que é o Coalizão? O esforço conjunto, o trabalho de todos que querem dar um tranco no Rio de Janeiro e no estado, para devolver a esses ambientes, os momentos gloriosos do passado, mas com muita tecnologia, iniciativas modernas e empreendedorismo.
Ricardo Amaral é um jovem com 40 anos e mais 40, acima como o Paulo Protássio, lembrado por nós, outro carioca cheio de energia e muita disposição na briga pelo Rio.
Luis Claudio Souza Leão - Presidente do Clube do Empreendedor Brasil
*Este texto é de total responsabilidade de seus idealizadores.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!