Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O procurador de Justiça Ricardo Ribeiro Martins foi reeleito, nesta segunda-feira (27/05), corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Ele exercerá o cargo no biênio 2024/2026, com mandato entre o dia 23 de junho de 2024 e 22 de junho de 2026. Ricardo Martins foi candidato único e recebeu 147 votos, de um total de 164 eleitores aptos ao pleito. Houve seis votos em branco e 11 nulos.
A eleição teve início às 10h e foi encerrada às 17h, por meio de sistema eletrônico de votação, sob supervisão da Mesa Receptora e Apuradora. Os procuradores de Justiça também puderam votar presencialmente em computadores instalados na sala de sessões dos órgãos colegiados.
"Foi uma honra muito grande ter uma votação expressiva do Colégio de Procuradores de Justiça e poder entrar nessa nova gestão, nesse segundo mandato, com a legitimidade que me foi conferida. Agradeço aos 147 colegas que votaram em mim e também aos que não votaram, me considero prestigiado por todos", declarou Ricardo Martins.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, parabenizou o corregedor-geral, destacando o importante papel que o órgão desempenha na orientação e fiscalização da atividade funcional. "Desejo uma boa gestão ao procurador de Justiça Ricardo Martins em seu segundo mandato como corregedor-geral. Tenho confiança de que a Corregedoria continuará contribuindo para aprimorar a eficiência do nosso Ministério Público, com sua demonstrada capacidade de diálogo, equilíbrio e firmeza", disse Luciano Mattos.
O presidente da Mesa Receptora e Apuradora, procurador de Justiça Alexandre Araripe, agradeceu ao candidato e aos eleitores que participaram do pleito. Também integraram a mesa os procuradores de Justiça Sávio Bittencourt e Walberto Fernandes de Lima. "Quero registrar também que tenho a honra de substituir a eminente procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, hoje aposentada. É uma responsabilidade enorme substituí-la", reconheceu.
O corregedor-geral do Ministério Público tomará posse no dia 21 de junho de 2024, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.
O corregedor
Ricardo Ribeiro Martins ingressou no MPRJ em 1986, dois anos após graduar-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Promovido a procurador de Justiça em 2001, Ricardo Martins exerceu os cargos de subcorregedor-geral (2007), subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Criminais e Direitos Humanos (2019/2020) e corregedor-geral (2022/2024). Foi membro eleito pelos promotores de Justiça para o Conselho Superior nos biênios 2015/16 e 2017/18.
Corregedoria-Geral
A Corregedoria-Geral é o Órgão da Administração Superior do MPRJ encarregado da orientação e da fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros ministeriais, sendo o corregedor-geral membro nato do Conselho Superior do Ministério Público e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.
Por MPRJ
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!