Rio das Ostras (RJ): Polícia investiga atuação de milícias digitais

Ataques com desinformação, fake news e campanha de ódio teriam como alvos o ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar e o médico Fábio Simões

Rio das Ostras (RJ): Polícia investiga atuação de milícias digitais

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI-RJ), da Polícia Civil do Rio, está investigando denúncias de utilização de plataformas digitais na cidade de Rio das Ostras (RJ), na Baixada Litorânea, para campanhas difamatórias, disseminação de fake news e discursos de ódio contra o ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (PL-RJ) e o médico ex-vereador Fábio Simões (MDB-RJ).

Os dois são, respectivamente, pré-candidatos a prefeito e vice na eleição deste ano e estariam sendo alvos de milícias digitais, que atuariam sistematicamente difundindo os conteúdos que são duramente combatidos pela Justiça Eleitoral, já tendo ensejado inúmeras operações policiais.  

Os indícios são de que a suposta associação criminosa utilizou páginas no Facebook, Tik Tok e perfis falsos no WhatsApp, com foco na massificação das agressões por meio de mala direta. 

A denúncia à DRCI-RJ foi formalizada através de uma  Notícia-Crime que detalha a identificação, bem como o endereço residencial dos suspeitos, além de apresentar fartos materiais comprobatórios. 

Um dos suspeitos de participação na campanha via WhatsApp, por exemplo, é um jovem autoproclamado ator na cidade de Casimiro de Abreu (RJ). Ele atuou na campanha do prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), e atualmente aparece em vídeos com agressões a Balthazar e Simões difundidas por perfis falsos no WhatsApp. As páginas foram derrubadas logo após a denúncia ser formalizada na DRCI-RJ.

O jovem seria ligado a um cinegrafista que presta serviços ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania). Todos os envolvidos poderão ser indiciados em eventual processo decorrente das investigações. 

Milícias digitais em Rio das Ostras (RJ): Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet investiga grupo criminoso.

Trecho da Notícia-Crime sob investigação da DRCI-RJ | Foto: Reprodução.

TSE será implacável, sinaliza Alexandre de Moraes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prometeu rigidez no julgamento de produtores, propagadores e financiadores de desinformação na eleição deste ano. 

No último dia 12, a Corte Eleitoral inaugurou o centro de monitoramento para combater a desinformação durante as eleições municipais de outubro e já abriu um canal para denúncias. 

O órgão vai monitorar a circulação de conteúdos antidemocráticos, discriminatórios e discursos de ódio nas redes sociais. 

Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia vai atuar por meio de um sistema de cooperação entre órgãos públicos e as empresas que operam as redes sociais. 

Os integrantes deverão trocar informações para dar efetividade às decisões da Justiça Eleitoral que determinarem a retirada de conteúdos ilegais.

O comando do Centro caberá ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e também terá a participação da Procuradoria-Geral da República, do Ministério da Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Durante a cerimônia de inauguração, Moraes disse que haverá uma rede de monitoramento integrado entre o centro e os tribunais regionais eleitorais para combater as condutas abusivas. O presidente do TSE reforçou que a Justiça Eleitoral não vai admitir discursos antidemocráticos, de ódio e fake news durante as eleições.

“O TSE tem a missão de garantir a liberdade na hora da escolha do eleitor. Essa vontade vem sendo atacada de forma virtual por milícias digitais, que, se aproveitando de notícias fraudulentas, pretendem capturar a vontade do eleitor na hora de seu voto. É necessário que a Justiça Eleitoral possa estar preparada para combater a desinformação”, afirmou.

Com informações Diário da Guanabara

 

Por Jornal da República em 27/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Moradores relatam disputa por carro pipa em meio aos problemas de abastecimento no Rio
30 de Novembro de 2024

Moradores relatam disputa por carro pipa em meio aos problemas de abastecimento no Rio

Prefeito Axel Grael visita obras de contenção de encostas em Santa Rosa
09 de Março de 2023

Prefeito Axel Grael visita obras de contenção de encostas em Santa Rosa

Comitê Científico do RJ aprova queima de fogos em Copacabana
08 de Dezembro de 2021

Comitê Científico do RJ aprova queima de fogos em Copacabana

CAGED 2023: Porto Real, Nilópolis, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Queimados, foram os municípios que mais fecharam postos de trabalho em 2023
31 de Janeiro de 2024

CAGED 2023: Porto Real, Nilópolis, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Queimados, foram os municípios que mais fecharam postos de trabalho em 2023

Aguarde..