Rio Day: evento em Brasília reúne autoridades e empresários para discutir os desafios da segurança pública do Rio de Janeiro

Rio Day: evento em Brasília reúne autoridades e empresários para discutir os desafios da segurança pública do Rio de Janeiro

Os desafios que envolvem a segurança pública na cidade do Rio de Janeiro são tema do evento Rio Day-Segurança, que estreia em 9 de agosto no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Por iniciativa do Instituto Coalizão Rio, do Campo Olímpico de Golfe e das empresas  Animabr e Take the Lead, o encontro reunirá diferentes atores sociais, a exemplo de autoridades, especialistas e empresários, para discutir soluções inovadoras que inspirem ações concretas para promover a segurança na cidade maravilhosa.

Os temas incluem aperfeiçoamento da legislação para combate ao crime, propostas para minimizar o impacto das "manchas criminais" no comércio e nas indústrias do RJ, emprego da tecnologia para aperfeiçoar os sistemas policial, penal e prisional do RJ, entre outros tópicos.

"A segurança pública é um tema transversal, que afeta a população do Rio de Janeiro, os setores de turismo, educação, saúde, indústria, comércio, serviços, supermercados e farmacêutico, ou seja, a todos os cidadãos cariocas. Precisamos enfrentar o problema de frente, unindo os setores público e privado em busca de soluções.

Discussões como a ADPF 635, que está afetando a  segurança pública e roubos de cargas no Rio de Janeiro, os prejuízos da ‘bandidolatria’ para a sociedade carioca, ou o entendimento sociológico da criminalidade, dentre outros temas importantes vão ser debatidos com propostas de soluções ", comenta Luís Leão, presidente do Instituto Coalizão Rio. 

Ao longo do evento, palestras e painéis com especialistas renomados abordarão vários aspectos da segurança na cidade, bem como workshops e debates com participação e engajamento do público. Também será possível conhecer cases de sucesso, projetos inovadores e tecnologias que podem trazer impacto positivo e soluções avançadas para o setor. Outro destaque vai para os espaços de networking entre participantes, uma possibilidade de trocar conhecimentos e experiências.

Por meio do diálogo promovido no evento, que também envolverá a comunidade, as expectativas incluem desenvolver um plano de ação colaborativo para melhorar a segurança da capital fluminense, estimular parcerias público-privadas, além de aprimorar as políticas públicas e as estratégias de segurança da cidade, estimular a adoção de novas tecnologias e engajar a sociedade civil na busca por um ambiente seguro e inclusivo.

Entre as autoridades, a primeira edição do Rio Day já tem nomes confirmados como: André Ceciliano,  Secretário Especial de Assuntos Federativos, Nilton Caldeira, vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro; Silvio Carvalho Junior, presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga); Julio Lopes e Marcelo Queiroz, deputados federais pelo Rio de Janeiro; Coronel Fellipe idealizador do projeto segurança presente e fundador do projeto lei seca, Presidente do Grupo Sunset ; Carlos Portinho, senador pelo Rio de Janeiro; entre outros nomes, que incluem políticos, presidentes de associações, empresários e especialistas.

Sobre o Instituto Coalizão Rio

Propor e apoiar políticas públicas que impactem o desenvolvimento sustentável e social do estado do Rio de Janeiro é o propósito do Instituto Coalizão Rio, entidade sem fins lucrativos que reúne mais de 590 associados, de lideranças políticas, setoriais e empresariais.

A instituição luta por recursos e investimentos para o estado, buscando fomentar o empreendedorismo, promover parcerias entre os integrantes, inovação e desburocratização, além de ajudar a encontrar soluções para a realização de projetos que favoreçam o Rio de Janeiro.

Por Jornal da República em 19/07/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Mais de 20 mil pessoas lotam desfile que abriu o Carnaval 2023 em Niterói
27 de Fevereiro de 2023

Mais de 20 mil pessoas lotam desfile que abriu o Carnaval 2023 em Niterói

Pré-candidato em Niterói, Bruno Lessa se filia ao Podemos
15 de Março de 2024

Pré-candidato em Niterói, Bruno Lessa se filia ao Podemos

Moeda Social Arariboia começa a circular em janeiro de 2022 em Niterói
11 de Dezembro de 2021

Moeda Social Arariboia começa a circular em janeiro de 2022 em Niterói

Exército tem 12 militares da ativa indiciados pela PF em trama golpista
27 de Novembro de 2024

Exército tem 12 militares da ativa indiciados pela PF em trama golpista

Aguarde..