Rio de Janeiro embarca para as Paralimpíadas Escolares 2024 com delegação de destaque.

Rio de Janeiro embarca para as Paralimpíadas Escolares 2024 com delegação de destaque.

  Na última terça-feira, dia 26 de novembro, o Rio de Janeiro deu início a mais um marco no esporte paralímpico. A delegação estadual embarcou rumo a São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares 2024, levando consigo um total de 149 participantes, sendo 86 atletas distribuídos em modalidades como atletismo, natação, bocha, halterofilismo, futebol PC, judô, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

A participação de Renato de Paula na Retomada do protagonismo carioca no esporte paralímpico escolar

Há apenas dois anos, o Rio de Janeiro não marcava presença em eventos dessa magnitude para jovens com deficiência. Hoje, a realidade é outra, fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, a SUDERJ e a articulação liderada por Fred Pacheco e pela Primeira-dama. “Esse trabalho começou como uma proposta que seu pai (Otoni de Paula pai, deputado estadual que venho a falecer em maio de 2024) e teve execução enquanto Renato de Paula presidia a SUDERJ.

Hoje, ver tudo isso acontecendo, com tanto apoio e dedicação, não tem preço. O Rio está retomando seu papel de protagonista no esporte paralímpico, e isso é motivo de orgulho”, afirmou Renato de Paula.

O legado do esporte paralímpico carioca segue vivo, com projetos como o Florescer, que visa a formação de jovens, professores e fisioterapeutas para o esporte adaptado em todo o Estado. A expectativa é que o Rio de Janeiro continue consolidando sua posição como referência nacional e internacional no desenvolvimento do esporte inclusivo, tbm uma iniciativa de Renato de Paula quando presidiu a SUDERJ.


Para a Primeira-dama do Estado, Analine Castro, a participação na competição reafirma a importância social do esporte. “As Paralimpíadas Escolares reforçam o papel social que o esporte tem nas nossas vidas. É um orgulho enorme para o Rio de Janeiro participar das competições nacionais no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Que sejam dias muito felizes!”, celebrou.

Atletas e promessas em destaque

Entre os participantes, estão atletas que marcaram presença no recente Parapanamericano de Jovens e também integrantes das seleções brasileiras de categorias de base, como nas modalidades de judô e halterofilismo. O tênis em cadeira de rodas é uma das grandes apostas cariocas, especialmente após o destaque da equipe em eventos nacionais e o inédito convite para participar do Rio Open, um feito histórico para atletas cadeirantes no torneio.

O deputado Fred Pacheco, presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência da ALERJ, destacou a relevância da participação do Rio na competição. “O Rio de Janeiro jamais poderia ficar fora desse evento por vários motivos. Mas o principal deles era não decepcionar os nossos meninos e meninas que encontram no esporte um caminho espetacular de integração social. Isso sem contar o desejo deles de serem vitoriosos nas suas modalidades.”

Representatividade estadual e investimento na base

A delegação carioca reflete a diversidade do Estado, com alunos de 46 instituições de ensino de municípios das oito microrregiões: Sul Fluminense, Baixadas, Centro-Sul, Serrana, Norte, Costa Verde e Região dos Lagos. Para a subsecretária de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco, o esporte é uma ferramenta transformadora. “Para crianças e adolescentes com deficiência, a prática esportiva desenvolve habilidades cognitivas, comunicacionais e sociais essenciais para o processo de desenvolvimento, abrindo portas para novos sonhos e transformando perspectivas de futuro.”

O compromisso com o desenvolvimento de novos talentos também foi ressaltado pelo presidente da SUDERJ, Marcos Santos. “Nossa expectativa e compromisso é de, cada vez mais, aumentar a participação do nosso Estado e, no próximo ano, competirmos em todas as modalidades das Paralimpíadas Escolares.”

 

 

Por Jornal da República em 29/11/2024
Aguarde..