Rio de Janeiro foi protagonista na aprovação do Marco Legal dos Games

Rio de Janeiro foi protagonista na aprovação do Marco Legal dos Games

Na última terça-feira (09), o PL 2796/2021, mais conhecido como Marco Legal dos Games, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, marcando um momento decisivo para o setor dos jogos eletrônicos no Brasil. O Projeto de Lei busca regular todos os aspectos relevantes da produção, importação, comercialização, desenvolvimento e utilização comercial de jogos. Após a aprovação pela Câmara dos Deputados, o PL segue para sanção presidencial.

O texto reivindica a regulamentação profissional nas áreas de tecnologia, incluindo categorias do MEI e nas específicas, pela Classificação Brasileira de Ocupações. Além disso, apresenta medidas voltadas para a promoção do ambiente de negócios e para o aumento da disponibilidade de capital destinado aos investimentos no setor, por meio da Lei Rouanet e da Lei do Bem, por exemplo. Além de abordar o uso de jogos eletrônicos para educação, para promoção da saúde, destacando ainda, a responsabilidade de criadores de jogos no tratamento adequado àqueles que são um alvo importante de seus produtos: crianças e adolescentes. 

Resultado de uma longa batalha do setor de jogos, a aprovação é fruto de uma intensa mobilização que reuniu trabalhadores do setor, associações e pesquisadores, em um movimento que, em dado momento, contou com o apoio de mais de 600 entidades ligadas ao setor de jogos eletrônicos. O presidente da  Associação de Desenvolvedores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (RING), Márcio Filho, é um dos protagonistas dessa causa, tendo sido o porta-voz em sessões temáticas, no Senado Federal, junto aos ministérios, audiências públicas, comissões de cultura e em ações de unificação nacional para que o Brasil aproveite esse soft power que hoje movimenta R$13 bilhões por ano na economia nacional. 

Márcio destacou que, “A aprovação representa um grande avanço para o mercado de jogos eletrônicos, colocando o Brasil no protagonismo de um mercado que representa 200 bilhões a nível mundial. O país será incluído dentro das melhores práticas de tecnologia e fortalecerá ainda mais as empresas e a geração de emprego e renda em um setor que movimenta R$ 13 bilhões no país”. 

Segundo Filho, “O Rio de Janeiro tem muito a ganhar com a sanção do Marco Legal dos Jogos. Com um ecossistema com mais de uma dezena de universidades, conta com grande capacidade de formação de mão-de-obra qualificada, o que deve atrair a abertura de novas empresas e de investimentos privados ao nosso território. Além disso, tem um ambiente de colaboração entre a sociedade civil organizada, a academia e o poder público, que em diversos municípios e no governo estadual já tem desenvolvido políticas para o setor que, certamente, poderão ser ampliadas’.

Sobre Márcio Filho: 

Márcio Filho é presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio de Janeiro (RING). Com uma trajetória sólida que abrange mais de duas décadas, destaca-se pelo seu engajamento social em defesa de políticas públicas voltadas para o setor de jogos, como na participação ativa na aprovação do Marco Legal dos Games. É especialista em Games e Sociedade, e atua diretamente no desenvolvimento de tecnologias enquanto potencializadoras da educação.

Por Jornal da República em 12/04/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Maioria dos paulistas dizem não à venda da SABESP
14 de Abril de 2024

Maioria dos paulistas dizem não à venda da SABESP

Morre economista e Ex-deputada Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos
10 de Junho de 2024

Morre economista e Ex-deputada Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos

Relatório da CPI aprovado para melhorar arrecadação dos royalties
09 de Novembro de 2021

Relatório da CPI aprovado para melhorar arrecadação dos royalties

Mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo começa hoje
24 de Julho de 2023

Mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo começa hoje

Aguarde..