Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A música popular brasileira é reverenciada nos mais diferentes lugares do mundo, e não tem como citar a nossa música sem falar no cavaquinho, pois ele está presente desde as primeiras manifestações musicais populares do nosso país.
Seja no chorinho, no samba, no forró e muitas outras, o cavaquinho encanta por onde passa. Pensando nisso, o músico e pesquisador Pedro Cantalice idealizou o Festival Nacional Memória do Cavaquinho Brasileiro, que será realizado no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, entre os dias 22 e 24 de setembro.
Foto: Messias de Britto / Divulgação do evento
O cavaquinho tem uma rica trajetória musical, onde intérpretes e compositores inspirados dedicaram e ainda dedicam obras e interpretações, além de desenvolverem diversos estilos de tocar o instrumento. Segundo Pedro, o primeiro bacharel em cavaquinho do Brasil, o show surge como uma ação artística e um meio de divulgação do acervo digital homônimo.
“Trata-se de uma iniciativa que visa pesquisar, preservar e divulgar a trajetória do cavaquinho no Brasil a partir de seus intérpretes e compositores, movimento que vem ampliando a forma de entender a história do instrumento em terras brasileiras”, explica.
Pedro ressalta que no festival será possível apreciar repertórios com músicas concebidas para o cavaquinho brasileiro, de compositores com diferentes estilos e influências. É uma das propostas do festival realizar a congregação de sons e pessoas de diferentes gerações e níveis musicais, que toquem ou apenas gostem do pequeno instrumento. Acredito que a diversidade e as trocas são fundamentais.
Foto: Lucas Arantes/Divulgação do evento.
O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro contará com shows de Lucas Arantes, Messias Britto e Luciana Rabello e Jayme Vignoli, além de workshop com Messias Britto (dia 22) e Lucas Arantes (dia 23), direcionados para pessoas que se interessam por música de forma geral, onde os participantes poderão ter contato direto com os músicos que compartilharão suas vivências musicais e trajetórias.
O idealizador do projeto reforça ainda sua paixão pelo cavaquinho e lembra a importância do instrumento em sua vida profissional e pessoal. “Tocar cavaquinho para mim é algo que vai muito além do fazer musical. A partir desse instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito, e potência humana.
Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho, um reflexo dessas virtudes em 3 dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades”, pontua.
“Agora na sua segunda edição, além dos shows teremos workshops, onde a partilha de conhecimento estará disponível para apreciadores e músicos de todos os níveis” finaliza Pedro.
Programação
Sexta-feira, dia 22 de setembro
16h – Workshop com Messias Britto;
19h – Homenagem ao Mestre Siqueira
19h10 – Show com Lucas Arantes.
Sábado, dia 23 de setembro
15h – Workshop com Lucas Arantes;
17h – Show com Messias Britto.
Domingo, dia 24 de setembro
11h – Show com Luciana Rabello e Jayme Vignoli.
Serviço
Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro
De 22 a 24 de setembro - às 19h
Centro da Música Carioca Artur da Távola
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Lotação: 161 lugares
Ingressos
Dia 22
Dia 23
Dia 24
Show Luciana Rabello e Jayme Vignoli
Créditos
Foto de capa: Jayme Vignoli - Foto de Michel Hocherman
Demais imagens de usadas são de autoria de Ingrid Britto e Ana Dourado
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!