Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Foi publicado hoje o despacho presidencial que autoriza a instalação no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, de uma representação da Corte Internacional de Arbitragem de Haia, uma das mais importantes do mundo e que tem com o Brasil uma relação histórica devido ao jurista e embaixador Rui Barbosa, considerado por seus integrantes como a "Águia de Haia".
- O acordo foi assinado em 2017 e ficou parado. Na época fomos procurados por representantes da Universidade de São Paulo(USP) para tentarmos encontrar o processo para darmos continuidade. Após inúmeras reuniões com equipes técnicas de diversas áreas, os estudos foram finalizados e os técnicos da Casa Civil encaminharam para o presidente, que ontem assinou o despacho autorizando a implantação da corte aqui no Rio de Janeiro, mais especificamente no Palácio do Itamaraty, no Centro da cidade, local com enorme relação histórica com a diplomacia e advocacia - explicou Júlio Lopes, autor do pedido.
Para se ter ideia da importância desse ato, existem hoje apenas quatro Cortes Internacionais de Arbitragem, sendo uma em Singapura, outra nas Ilhas Maurício, em Buenos Aires e Viena; o Brasil será a quinta representação da corte no mundo. Isso será de grande importância para o país, já que as questões dos estados brasileiros e das grandes empresas no que diz respeito de litígios internacionais de grande porte e que muitas vezes são tratados lá fora, poderão ser discutidos diretamente na sede da nova corte no Palácio do Itamaraty, dando maior celeridade as questões jurídicas internacionais.
Para acertar os detalhes da instalação da corte aqui na cidade, o secretário geral da entidade, Marcin Czepelak, virá ao Rio à convite de Júlio Lopes para um encontro no Palácio Guanabara com o governador e o secretário da Casa Civil. Antes da vinda ao Rio, Czepelak tem encontro em Brasília com o chanceller brasileiro e ministro das Relações Exteriores, Carlos França.
Após cinco anos de muita insistência, foi publicado hoje o despacho presidencial que autoriza a instalação no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, de uma representação da Corte Internacional de Arbitragem de Haia, uma das cortes mais importantes do mundo e que tem com o Brasil uma relação histórica devido ao jurista e embaixador Rui Barbosa, que foi considerado por seus integrantes como a "Águia de Haia".
- O acordo foi assinado em 2017 e ficou parado. Na época fomos procurados por representantes da Universidade de São Paulo para tentarmos encontrar o processo para darmos continuidade. Após inúmeras reuniões com equipes técnicas de diversas áreas, os estudos foram finalizados e os técnicos da Casa Civil assinaram e encaminharam para o presidente, que ontem assinou o despacho autorizando que a implantação da corte aqui no Rio de Janeiro, mais especificamente no Palácio do Itamaraty, no Centro da cidade, local com enorme relação histórica com a diplomacia e advocacia - explicou Júlio Lopes, autor do pedido.
Para se ter ideia da importância desse ato, existem hoje apenas quatro Cortes Internacionais de Arbitragem, sendo uma em Singapura, outra nas Ilhas Maurício, em Buenos Aires e Viena; o Brasil será a quinta representação da corte no mundo. Isso será de grande importância para o Brasil, já que as questões dos estados brasileiros e das grandes empresas no que diz respeito de litígios internacionais de grande porte e que muitas vezes são tratados fora do país, poderão ser tratadas diretamente na sede da nova corte no Palácio do Itamaraty, dando maior celeridade as questões jurídicas internacionais.
Para acertar os detalhes da instalação da corte aqui na cidade, o secretário geral da Corte de Arbitragem, Marcin Czepelak, virá ao Rio à convite de Júlio Lopes para um encontro no Palácio Guanabara com o governador e o secretário da Casa Civil. Antes da vinda ao Rio, o secretário Czepelak tem encontro em Brasília com o chanceller brasileiro e ministro das Relações Exteriores,Carlos França.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!