Rio de Janeiro tem hoje o maior projeto de transformação digital do país

Programa RJ Digital avança no objetivo de um Estado 100% digital

Rio de Janeiro tem hoje o maior projeto de transformação digital do país

O leitor certamente já ouviu ou, quem sabe, até fez uso da seguinte frase “amanhã vou tirar o dia para cuidar de documentação”.

Mesmo com tantos avanços tecnológicos, com tanta agilidade na troca de informações, ações que deveriam ser corriqueiras, como a simples retirada de documentos, podem atravancar a rotina, atingindo em cheio a qualidade de vida do cidadão.

Sabemos que, no mundo moderno, o tempo é moeda insubstituível. Sem tempo podemos nos dedicar menos à família, à casa, ao lazer, ou seja, aquilo de mais representativo nas nossas vidas.

A Secretaria de Estado de Transformação Digital, criada de forma pioneira no país pelo governador Cláudio Castro, tem como objetivo justamente atender as demandas do cidadão fluminense, expandindo a eficiência dos serviços públicos e aliando qualidade no atendimento a um alto nível de transparência.

Serviços ágeis e transparentes contribuem tanto para facilitar a vida do cidadão fluminense como também gerar economia e modernizar a gestão estadual.

O programa RJ Digital vem demonstrando como é possível avançar em ritmo acelerado para tornar o Rio de Janeiro um estado 100% digital e cada vez mais integrado.

Para se ter ideia, hoje já são mais de 2000 serviços oferecidos no portal https://www.rj.gov.br. O maior beneficiado, como sempre é o cidadão, que descobriu ser possível, num só lugar, 24 horas por dia e sete dias por semana, acessar informações relativas ao IPVA ou à abertura de empresas, bem como acompanhar o desempenho do filho matriculado em escolas da rede estadual. No caso dos servidores públicos, é possível também visualizar contracheques e informes de rendimento.

O cidadão também pode reclamar no Procon On-line, agendar a primeira via da carteira de identidade, fazer Boletim de Registro de Acidente de Trânsito sem Vítimas (e-Brat), consultar validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acessar Guia de Recolhimento de Débitos (GRD), fazer registro de ocorrência on-line, entre outros serviços. O portal é atualizado diariamente e também é possível avaliar os atendimentos.

“Outro passo importante para ampliar a digitalização dos serviços públicos em prol da população fluminense foi a extensão do programa RJ Digital para os municípios do Rio, algo que vem sendo realizado por meio de uma parceria inédita entre as prefeituras, o estado e o governo federal, por intermédio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A iniciativa pioneira já conta com a adesão de mais de 50% das prefeituras do estado”, destacou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.

Esse mês, Angra dos Reis foi a primeira cidade fluminense a receber a implantação do Sistema Eletrônico de Informações do Estado do Rio de Janeiro (SEI-RJ) pelo Programa RJ Digital Municípios.  

Tamanho empenho tem sido alvo de reconhecimento nacional. Em julho, pelo segundo ano consecutivo, o Rio recebeu prêmios que dão a dimensão do alcance do trabalho que vem sendo realizado para a implantação do governo digital.

No ranking nacional que mede a oferta de serviços digitais, saltou do 16° lugar, em 2021, para o 9°, em 2022, e, agora, para a 3ª colocação em 2023. Um estímulo e um reconhecimento de que o Rio de Janeiro está no caminho certo para colocar a tecnologia a serviço da gestão pública e do cidadão fluminense. A transformação digital transforma vidas.

Por Jornal da República em 27/12/2023
Aguarde..