Rita Cortez, aborda violência institucional e igualdade de gênero no II Seminário jurídico do Instituto Silva Neto

Rita Cortez, renomada figura na advocacia e coordenadora da Academia Carioca de Direito, marcou presença no segundo simpósio do Instituto Silva Neto. Suas palavras ecoaram uma mensagem poderosa sobre igualdade de gênero e violência institucional.

Num discurso impactante, Rita Cortez destacou a importância da igualdade social e abordou a violência contra as mulheres, especialmente a violência institucional, um tipo menos evidente, mas igualmente prejudicial.

Ela ressaltou que embora a legislação avançada, ainda há muito a ser feito para combater as violências silenciosas, como a econômica, que aprisiona as mulheres em relações desiguais e impede sua participação plena na sociedade.

Além disso, Cortez destacou-se para a sub-representação das mulheres no cenário político, onde enfrenta restrições e dificuldades para ocupar espaços de poder, muitas vezes sendo usada como pessoas em jogos partidários.

A advogada também abordou a necessidade de mobilização e engajamento das mulheres que ingressam na área jurídica. Ela enfatizou a importância de participar na investigação, buscar conhecimento e lutar por mudanças estruturais no campo da advocacia.

Projetos para 2024:

Rita Cortez concorre a planos ambiciosos para a Academia Carioca de Direito, incluindo a realização de eventos acadêmicos em parceria com outras instituições e a ampliação da representatividade da entidade. Ela enfatizou a importância do envolvimento nas próximas eleições de diversas entidades, insistindo que as mulheres participem nesses processos para promover mudanças significativas.

A mensagem de Rita Cortez é clara: é preciso engajamento, participação e conhecimento para superar as barreiras e promover a igualdade no campo jurídico.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
 

Por Jornal da República em 22/11/2023
Aguarde..