Rodrigo Neves vence no primeiro turno em Niterói, mostra pesquisa

Com informações Agenda do Poder

Rodrigo Neves vence no primeiro turno em Niterói, mostra pesquisa

Na primeira pesquisa após anúncio da pré-candidatura de Rodrigo Neves à Prefeitura de Niterói, o ex-prefeito registra entre 40% e 46% das intenções de voto, contra 12% a 14% do segundo colocado, o deputado Carlos Jordy (PL). Nos dois cenários em que o Instituto GERP testou seu nome, Neves venceria no primeiro turno. Se substituído pelo atual prefeito Axel Grael, o pleito seria mais disputado com provável definição somente no segundo turno. Grael também lideraria mas não com folga suficiente para liquidar a fatura na primeira rodada.

No primeiro cenário, Rodrigo Neves obteve 40% das intenções de votos, bem à frente do segundo colocado, o deputado federal Carlos Jordy (PL) com 12%. Na terceira posição, estão empatados numericamente, com 10%, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL) e o ex-secretário de Saúde do estado do Rio Felipe Peixoto (PSD). Os que declaram que não votariam em nenhum candidato são 15%, e outros 13% não souberam ou não quiseram responder. Neste cenário, Rodrigo venceria no primeiro turno com 8 pontos a mais do que a soma dos adversários que é de 32%.

Num segundo cenário, quando se retira o nome de Felipe Peixoto, Rodrigo Neves se fortalece ainda mais e bate 46% das intenções de voto. O quadro  favorece o pedetista porque Peixoto corre, em boa medida, na mesma faixa de eleitores do ex-prefeito. Há uma intersecção no eleitorado de ambos. Os demais pré-candidatos oscilam 2%, ou seja, Carlos Jordy registra 14% e a candidata Talíria Petrone, 12%.

No terceiro cenário, quando se troca Rodrigo Neves pelo atual prefeito Axel Grael, a disputa se mostra mais renhida. Grael aparece com 26%, e Felipe Peixoto sobe para 17%. O crescimento de Peixoto confirma a tese de que ele e Rodrigo Neves disputam eleitores na mesma faixa. Já a candidata Talíria Petrone sobe para 13%, empatada numericamente com Carlos Jordy. Com estes candidatos, a disputa iria para o 2º turno: Axel teria 26% , atrás, portanto, da soma dos adversários que chegaria a 43%.

Rejeição

O prefeito Axel Grael (PDT) tem a rejeição de 29% . Em segundo lugar, o deputado federal Carlos Jordy (PL) e o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) aparecem com 21%. Na terceira posição está o candidato Felipe Peixoto (PSD), com 17%, seguido de Talíria Petrone com 15%.

O Instituto Gerp realizou 1.250 entrevistas entre os dias 15/01 e 18/01/24 em 52 bairros das cinco Regiões de Niterói. A margem de erro da pesquisa é de em +/- 2,83 p.p., com um intervalo de confiança de 95,55%. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº RJ-05159/2024 e custeada pelo próprio Instituto Gerp.

CENÁRIO 1

CENÁRIO 2

Por Jornal da República em 25/01/2024
Aguarde..