Rodrigo Neves, Vivaldo Barbosa e PTB lamentam morte de José Maurício Linhares

Rodrigo Neves, Vivaldo Barbosa e PTB lamentam morte de José Maurício Linhares

Em nota o PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO – PTB expôs 

"Perdemos uma das melhores figuras da luta política no Brasil: foi-se o José Maurício. 

José Maurício era uma pessoa definida, nunca perdeu a linha, sempre teve rumo. E o melhor rumo. 

Foi militante da oposição na época da ditadura, entrou para o MDB e logo foi eleito Deputado Federal.

José Maurício foi um dentre os quatro Deputados Federais que deram apoio a Brizola quando ele procurou organizar o antigo PTB e retornou do exílio. 

Esteve no encontro de Lisboa para a refundação do PTB, foi um dos redatores e assinou a Carta de Lisboa, um dos mais importantes documentos políticos da vida brasileira, base para a fundação do Novo PTB.

José Maurício foi Constituinte, integrante de uma Bancada trabalhista, nacionalista e brizolista, que ficou célebre pelas lutas e conquistas na Constituinte, integrou a Comissão de Sistematização, um dos momentos mais importantes da Assembleia.

Eram momentos de rescaldo da ditadura, as lutas eram às vezes renhidas e duras e José Maurício revelava espírito de luta e bravura. 

Brandão Monteiro, nosso colega e Líder da Bancada, sempre apontava a coragem de José Maurício, o que ele nunca escondeu ao longo da vida. Ao lado disso, uma imensa sabedoria política: seis vezes eleito Deputado Federal, duas vezes Secretário de Estado do Governo Brizola. 

Após a morte de Brizola, José Maurício, junto com outros valorosos companheiros, como Caó, Paulo Ramos, Salomão, Fernando Bandeira, Ronald Barata e tantos outros, fundamos o Movimento de Resistência Leonel Brizola-MRLB, para manter a linha do trabalhismo, manter a linha de Brizola.

 Em seguida, organizamos o Movimento O TRABALHISMO e na sequência o BRIZO-LULA para participarmos da campanha de Luta.

Agora recente, juntos com diversos companheiros país afora, refundamos o PTB, que José Maurício junto com Brizola tentou lá atrás.

 José Maurício estava conosco, assinou a ficha como fundador do PTB novamente. Esta deve ter sido uma das melhores lembranças que ele reteve.

JOSÉ MAURÍCIO, HOMEM DE LUTA PELO BRASIL E PELO POVO BRASILEIRO, RECEBA NOSSA HOMENAGEM, GUARDAREMOS A SUA LEMBRANÇA.

Vivaldo Barbosa
Presidente Nacional do PTB, em organização".

Já o ex-Deputado e Ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves lamentou em suas Redes: 

"Hoje foi sepultado no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, o ex-deputado federal trabalhista José Maurício Linhares, aos 88 anos.

Zé Maurício foi eleito pela primeira vez em 1974, compondo a bancada do MDB, que lutou contra a ditadura e pela abertura democrática. Foi reeleito em 1978, 1982, 1986, 1990 e 1994. Participou do encontro e foi um dos signatários da Carta de Lisboa, que reuniu os trabalhistas brasileiros e fundou o PDT.

Esteve desde o início ao lado do líder Leonel Brizola e, nos dois governos, exerceu funções no Executivo Estadual, levando serviços e projetos a todas as cidades fluminenses, especialmente o programa de eletrificação e energia chamado “Uma Luz na Escuridão”. Advogado, foi um dos relatores e mais combativos deputados na Constituinte de 1988, defendendo as causas nacionalistas e populares. Natural de Campos, amava Niterói. Minhas condolências à sua família e amigos, à sua esposa Edna, filhos, noras e netos".

 

Por Jornal da República em 20/05/2024
Aguarde..