Ruy Castro é apresentado oficialmente como curador da Laura Alvim

Evento terá homenagem à obra de um dos maiores biógrafos do país

Ruy Castro é apresentado oficialmente como curador da Laura Alvim

A Fundação de Artes do Rio de Janeiro (Funarj) promove, no dia 21 de maio, um evento para apresentar o artista e jornalista Ruy Castro, como curador da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

A atração começa, às 17h, e contará com a presença de Ruy e será estruturado pela fala do ator Augusto Garcia, que revelará facetas, pensamentos e obras do intelectual. Já a parte musical, será ministrada pelo Coro Madrigal do Villa, formado por alunos da Escola de Música Villa-Lobos. A produção é assinada pelo cineasta Moacyr Goés.

No ato, os músicos vão embalar os textos com músicas de Caetano Veloso, como “Alguém Cantando”, “Alegria, alegria”, “Gente”,  “Luz do Sol”, “Milagres do Povo”, “Força Estranha”.

Ao lado do também jornalista Nelson Motta, Ruy Castro foi escolhido para definir a programação cultural da Casa de Cultura Laura Alvim até o fim deste ano, sendo Motta, curador da parte musical, e Ruy, de uma exposição especial, que tem como foco nas narrativas culturais e sociais do estado do Rio de Janeiro,  que irá ocupar a galeria de arte do espaço.

Mineiro de Carantinga, Ruy Castro é um dos maiores biógrafos do país e autor de livros como “O Anjo Pornográfico” (a vida de Nelson Rodrigues), “Estrela Solitária” (sobre Garrincha), “Carmen” (sobre Carmen Miranda), além de livros como “Chega de Saudade” (Bossa Nova), “Ela é Carioca”, que fala de Ipanema, onde está a Laura Alvim, como também “A Noite do Meu Bem” (sobre o samba-canção). Mês passado, o jornalista ainda reuniu 99 crônicas de Tom Jobim e lançou o livro “O Ouvidor do Brasil”.

Serviço

Data: 21 de maio.

Horário: 17h.

Local: Casa de Cultura Laura Alvim - Avenida Vieira Souto, 176. Ipanema.

 

Por Jornal da República em 20/05/2024
Aguarde..