Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Integrantes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram nesta segunda-feira (20/03) vistoria nas instalações do Sambódromo e constataram diversas irregularidades no local. Segundo o presidente da Comissão, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), foram verificados problemas como galerias entupidas, esgoto a céu aberto, focos de mosquito, entre outros. Também participaram da vistoria a equipe técnica da Comissão, a guarnição do Comando da Polícia Ambiental (CPAm), técnicos da concessionária Águas do Rio, e representantes da RioTur.
A Comissão decidiu encaminhar o relatório ao Ministério Público Estadual e oficiar os órgãos responsáveis cobrando soluções definitivas. “O Sambódromo é um cartão de visitas da cidade e não merece o tratamento que vem recebendo. Vamos trabalhar para não vermos a avenida virar um valão, como vimos em fevereiro”, disse Jorge Felippe.
A iniciativa teve o objetivo de verificar as condições das galerias de águas pluviais, uso de banheiros químicos, a rede coletora de esgotos e outras questões ligadas à conservação da Passarela do Samba.
Nas galerias, por exemplo, foi constatado acúmulo de água residual fétida e alto grau de reprodução de mosquitos. Nos banheiros químicos observou-se conexões provisórias com a rede coletora de esgotos com riscos de vazamento. A Comissão identificou, ainda, má condição de conservação da rede de esgoto e uso de materiais inadequados na rede de águas pluviais.
Problema observado no Carnaval
Durante o Carnaval, o próprio deputado Jorge Felippe registrou casos de vazamento do esgoto e problemas estruturais. Além disso, com as fortes chuvas na cidade, em fevereiro, o Sambódromo também sofreu com alagamentos.
"Vamos acionar a Riotur para cobrar melhorias nas condições estruturais do Sambódromo, na questão do esgotamento sanitário, indicando a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE. Para a Secretaria Municipal de Saúde vamos pedir uma solução quanto ao acúmulo de água e a reprodução de mosquitos, e iremos solicitar à Águas do Rio a apresentação de um projeto de melhoria no sistema de coleta de águas pluviais e efluentes sanitários", disse o parlamentar.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!