Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) irá promover, desta segunda-feira (29/11) até o dia 5 de dezembro, a I Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). Serão realizados debates sobre o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, o papel da escola no cenário étnico e racial, a qualificação sobre a temática já na formação dos professores, práticas em sala de aula, novos olhares sobre o currículo escolar, agenda política e articulação intersetorial.
A Gerer foi instituída este ano na SME com o objetivo de pensar e articular ações de caráter transversal e estratégico na rede, indo além de ações pontuais que já eram desenvolvidas.
"Um dos primeiros compromissos assumidos pela minha gestão foi a criação da Gerência de Relações Étnico-Raciais. Como órgão consultivo, que atua diretamente pelos eixos do currículo, da formação e dos projetos intersetoriais, avançamos com a equipe liderada pela professora Joana Oscar, na criação e revisão de materiais pedagógicos, na gravação de videoaulas, na oferta de encontros formativos e na consolidação de parcerias entre diferentes níveis e órgãos da Prefeitura", declarou o secretário Renan Ferreirinha.
A I Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais nasce com o desejo de entrar para o calendário anual com outras edições. A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.
As mesas de debate serão transmitidas de forma remota, sempre ao meio-dia, pelo Canal do Professor (aplicativo Rioeduca), e pelas páginas da MultiRio e da Escola de Formação Paulo Freira (EPF) no Youtube.
Dia 29/11 (2ª feira)
Mesa I (ao vivo) – Políticas Educacionais para o antirracismo: porque uma outra educação é possível
Mediadora: Joana Oscar – Gerente de Relações Étnico-Raciais
Entrevistado: Professor Doutor Amilcar Pereira (UFRJ)
A ideia dessa roda é ampliar a compreensão de que se trata de uma política pública, desmistificando questões primordiais sobre o racismo estrutural e o papel da escola nesse cenário.
Dia 30/ (3ª feira)
Mesa II – Do individual ao Coletivo: o movimento dos profissionais antirracistas
Trabalho desenvolvido na pauta antirracista por que alguns profissionais da Rede. Teremos três professores convidados que se destacam no território com ações de excelência.
Dia 01/12 (4ª feira)
Mesa III – Relações Étnico-Raciais na Primeira Infância: Entrelaçando caminhos
A mesa remonta o Seminário de ERER na educação infantil, que é um movimento que acontece há 5 anos, conferindo protagonismo nesse debate aos profissionais da EI.
Dia 02/12 (5ª feira)
Mesa IV – Por uma Prefeitura Antirracista: articulações intersetoriais
É uma mesa institucional no âmbito do Projeto Prefeitura Antirracista. Convidamos os parceiros da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, a Secretaria de Juventude, a Secretaria de Cultura, a Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial e o Planetário do Rio para trazer um pouco das ações que construímos juntos e demarcar a importância dessa pauta além da educação, para a sociedade.
Dia 03/12 (6ª feira)
Mesa V – Agenda da Educação das Relações Étnico-Raciais
Essa mesa reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação e traz como convidadas a Coordenadoria da Primeira Infância (CPI), Coordenadoria de Ensino Fundamental (CEF), Coordenadoria de Educação Integral e Extensão Curricular (CEIEC) e também representante da MultiRio, pactuando que esse trabalho tem sido realizado de forma transversal entre os eixos do currículo, da formação e dos projetos, contando com o apoio dos recursos audiovisuais e tecnológicos que imprimem o alcance para todos os alunos da nossa Rede.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!