Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam de Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente

Evento contou com autoridades estaduais, municipais e concessionárias e colocou a situação sanitária das comunidades em pauta

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam de Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente

Na última terça-feira (11/7), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram do Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), no Iate Clube, em Botafogo. O encontro colocou em foco os desafios do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas no Rio de Janeiro, em especial nas comunidades.

Entre as atividades do evento, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, entregou o Selo Prosegh (Programa Estadual de Segurança Hídrica), um selo que incentiva pessoas físicas e entidades a promoverem a segurança hídrica no estado do Rio de Janeiro.

Dentre os ganhadores, o Inea se destacou pelo Programa Limpa Rio, que realizou apenas em 2022 a dragagem e o desassoreamento de mais de 240 cursos d’água fluminenses, em uma extensão de quase 170 mil metros. “O programa do Inea é essencial para a população fluminense que vive em torno dos corpos hídricos. Nosso objetivo é expandir as áreas a serem beneficiadas e nos tornarmos referência no país em segurança hídrica e qualidade ambiental”, destacou Pampolha.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e concessionárias. Na abertura, o subsecretário executivo da Seas, José Ricardo Brito, falou sobre o estudo do Inea que apontou diminuição percentual do nível da poluição em 97% da Praia de Flamengo.

“Pela quarta semana seguida, a Praia do Flamengo foi classificada como própria para banho. Além dela, a Praia de Botafogo também foi caracterizada como balneável neste ano. Esses resultados fazem parte do incansável trabalho da Seas e do Inea, a favor da recuperação da qualidade ambiental da baía e seu entorno”, acrescentou Brito.

A subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Seas, Ana Asti, mediou o primeiro painel, que trouxe como tema os casos de sucesso em saneamento de áreas irregulares e não urbanizadas. “O desafio vai além do tratamento de esgoto. Ele passa pela educação, economia, saúde e até mesmo acessibilidade. A nossa preocupação também está voltada para a coleta e a destinação correta de resíduos sólidos, que muitas vezes, nessas regiões não é realizada em sua totalidade”, explicou Asti.

No final do evento, o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky, participou do painel que debateu a sinergia das ações de saneamento e segurança hídrica. “A integração com as concessionárias e os comitês é fundamental para traçarmos a estratégia em segurança hídrica. Agora, com a revogação da lei que obrigava a destinação de 70% dos recursos da cobrança de água para o saneamento, conseguimos investir em outros temas ambientais”, ressaltou Bielschowsky.

Entre os participantes das mesas de debate estiveram o diretor superintendente da Águas do Rio, Guilherme Campos, a diretora da Condominium Empreendimentos Ambientais, Deise Coelho, a responsável pela ONU Habitat no Brasil, Rayne Ferretti, o presidente da ABES, Miguel Fernández, o diretor de Saneamento da CEDAE, Daniel Okumura, e a diretora geral do Comitê Guandu, Mayná Coutinho.

Por Jornal da República em 22/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Dom Helder sem Marx, na fase mais dura do regime militar…
14 de Abril de 2021

Dom Helder sem Marx, na fase mais dura do regime militar…

Em Brasília, deputado Yuri moura pede prioridade no PAC para áreas ainda sem contenção de encostas em Petrópolis
04 de Maio de 2024

Em Brasília, deputado Yuri moura pede prioridade no PAC para áreas ainda sem contenção de encostas em Petrópolis

O peso nas costas do presidente Lula
04 de Setembro de 2023

O peso nas costas do presidente Lula

O Brasil precisa mesmo do Semipresidencialismo?!
04 de Agosto de 2021

O Brasil precisa mesmo do Semipresidencialismo?!

Aguarde..