Segundo semestre do vale-tudo

Segundo semestre do vale-tudo

 

 Pauta econômica 

A lenta recuperação da economia brasileira neste primeiro semestre com ecos positivos em atores estratégicos deu um alento no Lula3, que aposta no crescimento da economia nestes últimos quatro meses do ano. O elogio do FMI nesta segunda-feira, 31, à política monetária do país, deixou a equipe de Haddad mais esperançosa.

 Votações estratégicas

Mas para que o plano saia do papel e se torne realidade, o governo ainda tem que vencer algumas batalhas delicadas no Congresso Nacional: a aprovação do novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e o Carf. Pautas espinhosas que vêm de um primeiro semestre de muita negociação e arranjos, que continuarão nos próximos dias.

E os juros?

Os últimos resultados referentes à economia acabam pressionando de uma forma direta o Banco Central e Roberto Campos Neto a baixar a taxa básica de juros, hoje em 13,75%. Há muita expectativa para a próxima reunião do Copom, que acontece nesta terça e quarta-feira.

Retorno

Com a volta das "férias" nesta terça-feira, 1°, deputados e senadores vão ter muito dever de casa para fazer nestes meses vindouros, que prometem ser agitados e tensos, tanto on quanto off-line. 

Sangue nos olhos

Enquanto o governo comemora conquistas dos primeiros seis meses de gestão, a oposição bolsonarista retorna do recesso parlamentar com sede de vingança. Não vão deixar o governo ter vida fácil e a principal arma será a CPI do MST, em curso na Câmara dos Deputados. A polarização no país fica cada dia mais enraizada.

Investigações

As CPIs mista dos Atos Antidemocráticos e a das ONGs retomam as sessões amanhã e com depoimentos agendados. Na comissão mista, o depoente será o ex-diretor da Abin, Saulo Moura da Cunha. Ele estava no cargo por ocasião dos atos anarquistas daquele 8 de janeiro. Na comissão das ONGs, o ouvido será o jornalista Lorenzo Carrasco, autor de um livro em que mostra o interesse nada republicano destas organizações.

Corte completa 

Na próxima quinta-feira, 3, numa solenidade com toda pompa e circunstância, Cristiano Zanin se torna, oficialmente, o novo membro da corte máxima da Justiça brasileira. Ele será empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), cargo que vai ocupar pelos próximos 27 anos.

Mais mudanças 

Não vai demorar, no entanto, que o plenário do STF volte a ficar incompleto. Em outubro, a atual presidente da corte, ministra Rosa Weber, vai se aposentar compulsoriamente ao completar 75 anos de idade. A vaga ainda não está aberta, mas as aspirações, negociações e indicações para a cadeira já estão acontecendo nos bastidores.

 Rumo à Esplanada 

Após vencer a batalha interna no União Brasil e conquistar o "sim" do presidente Lula, o deputado federal Celso Sabino, do Pará, vai ser empossado novo ministro do Turismo. Essa é a segunda mudança no primeiro escalão do governo federal em sete meses de gestão.

Vakinha milionária 

Pelos números divulgados pelo Coaf, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o mais novo milionário da praça com uma ascensão meteórica e uma "fortuna" de R$ 17 milhões, conquistada da noite pelo dia com as doações de aliados e seguidores. Se a moda pega!

Por Coluna Valéria Costa em 31/07/2023
Aguarde..