Semana da Saúde acaba nesta quinta, 25: mais de 11 mil atendimentos já foram feitos

Semana da Saúde acaba nesta quinta, 25: mais de 11 mil atendimentos já foram feitos

Mais de 11 mil atendimentos foram feitos nos dois primeiros dias da Semana da Saúde, evento que termina às 16h desta quinta-feira, dia 25, no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde.

A Semana da Saúde oferece aferição de pressão, testes de glicose, para detecção de Covid-19, rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, além de exames de alergia e de função pulmonar. No local, também há atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase. Homens a partir de 50 anos ou com histórico de câncer de próstata na família podem realizar consulta com urologista e teste de PSA.

Quem passa pelo local também pode ajudar a salvar vidas doando sangue no estande do Hemorio. Nesta quarta-feira, 204 cadastros e 158 bolsas de sangue foram coletadas.

A solidariedade e a capacidade de doação da população fluminense deram o tom do segundo dia da 11ª edição da Semana da Saúde. Na ocasião, chamaram a atenção e emocionaram o público presente o piloto de motocross Gabriel Montenegro, que contou sobre sua recuperação após passar por transplante de fígado, e a Orquestra de Câmara Santa Cruz, com seus jovens instrumentistas.

Cerca de 5,8 mil pessoas foram atendidas gratuitamente nesta quarta, dia 24. A data também foi marcada por palestras educativas do Programa Estadual de Transplantes (PET), com informações sobre como ser um doador de órgãos.

População atendida com respeito e alegria.

- Estamos muito felizes com a adesão ao evento. Quem ainda não esteve no Largo da Carioca para passar pelos serviços ainda dá tempo - alertou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O atleta Gabriel Montenegro causou emoção durante debate promovido sobre as conquistas do Programa Estadual de Transplantes (PET). Ele tinha 23 anos quando sofreu a síndrome rabdomiólise durante uma competição em 2015. A doença é causada pelo excesso de esforço e a complicação pode provocar falência das fibras musculares e dos órgãos. Gabriel fez transplante de fígado de emergência, mas já voltou a competir.

- Vimos muitas pessoas sofrendo, entre a vida e a morte na pandemia. É preciso hoje pensar mais do que nunca no outro, ter empatia. Foi uma família que salvou minha vida, seu ato de doação. Essa conscientização que o PET faz na Semana da Saúde é fundamental – contou o esportista.

A ação é uma parceria entre a SES e TV Band e a BandNews e conta ainda com o apoio das Drogaria Venancio, Hemorio, Medlevensohn, Cruz Vermelha, Brasil Sem Alergia, Grupo Rão, Guaravita, Claro e Águas do Rio.

Por Jornal da República em 25/11/2021
Aguarde..